BNDigital

1908 - Londres

< Voltar para Exposições virtuais

1908 - Londres


Período: 27 de abril a 31 de outubro de 1908


Número de Países: 22 (África do Sul, Alemanha, Argentina, Australásia, Áustria, Bélgica, Boêmia, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Rússia, Suécia, Suíça e Turquia)


Número de Atletas: 2008, sendo 37 mulheres.


Modalidades: atletismo, boxe, cabo de guerra, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, Hóquei sobre a grama, Jeu de paume, lacrosse, lutas, Motonáutica, natação, pólo, pólo aquático, Patinação artística, remo, rugby, saltos ornamentais, tênis, tiro, tiro com arco, vela.


Local: Londres – Reino Unido


Maior medalhista: Grã Bretanha – 145 no total, sendo 56 de ouro, 51 de prata e 38 de bronze.



Originalmente deveriam ser realizados em Roma, mas uma erupção do vulcão Vesúvio obrigou as autoridades italianas a usar todos seus recursos econômicos para combater os efeitos da tragédia e a desistir de sediar os Jogos, que acabaram por serem transferidos para a capital britânica.


O italiano Dorando Pietri protagonizou o mais dramático momento destes Jogos, que a história preservou como a maior lembrança dos Jogos de Londres de 1908, ao vencer completamente exausto e desorientado a maratona e ser desclassificado logo depois, por ser ajudado a cruzar a linha de chegada pelos fiscais de pista, caindo desmaiado a seguir. A fotografia que eternizou o momento de sua chegada é considerada o primeiro grande ícone fotográfico dos esportes no Século XX.


Pela primeira e única vez na história dos Jogos Olímpicos uma prova ficou sem vencedor. A prova de 1 km de velocidade masculino do ciclismo não teve campeão, nem vice nem terceiro colocado, apesar de ter contado com a participação de 45 atletas.


Pela primeira vez a prova de natação foi disputada numa piscina e não no mar ou em um tanque com peixes e sapos, como no ano anterior em Saint Louis.




GAZETA


  • O rei de Portugal Carlos I e seu filho Luís Filipe foram assassinados por militantes republicanos em Lisboa em 01/02/1908.

  • Bulgária declarou sua independência do Império Otomano em 22/09/1908.

  • Baden-Powell inicia o escotismo em 1907.

  • Com a proibição da imigração japonesa nos EUA, o Brasil se torna grande porta de entrada de japoneses que chegam a Santos no navio Kasato Maru em 18/06/1908, através de acordo entre os dois países.