BNDigital

1912 - Estocolmo

< Voltar para Exposições virtuais

1912 - Estocolmo

 

Período: 05 de maio e 27 de julho de 1912.


Número de Países: 28 (África do Sul, Alemanha, Australásia, Áustria, Bélgica, Boêmia, Canadá, Chile, Dinamarca, Egito, EUA, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Turquia)


Número de Atletas: 2407, sendo 48 mulheres.


Modalidades: atletismo, cabo de guerra, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, Hipismo, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, tênis, tiro, vela.


Local: Estocolmo - Suécia


Maior medalhista: Suécia – 65 no total, sendo 24 de ouro, 24 de prata e 17 de bronze.


Dotados de uma estrutura nunca antes vista, estes foram os primeiros Jogos que utilizaram um, na época, moderno sistema de som com alto-falantes espalhados pelo complexo olímpico e pela cidade, para informar sobre os resultados de cada esporte disputado; além disso, Estocolmo usou pela primeira vez um sistema de fotografias e cronometragem semi-eletrônica, para marcação dos tempos na natação e no atletismo.


Portugal fez nesta edição a sua estreia nos Jogos Olímpicos, onde um atleta de sua delegação teve a fatalidade de proporcionar a mais triste nota da competição: o jovem fundista Francisco Lázaro, carpinteiro de apenas 21 anos, morreu de desidratação e ataque cardíaco após correr 30 km da Maratona e abandonar a prova.


Foi introduzido nas Olimpíadas o pentatlo moderno, modalidade que combinava esgrima, tiro, corrida pelo campo, equitação e natação numa prova só.


O grande herói entre de todos os atletas que disputaram estes Jogos foi o americano Jim Thorpe, de descendência indígena, que conquistou a medalha de ouro no pentatlo. A saga de Thorpe, após os jogos de Estocolmo, foi contada em vários livros, revistas e até no cinema, onde nos anos 50 sua vida foi levada às telas, com o ator Burt Lancaster, um grande fã seu na vida real, fazendo seu papel.


A semifinal dos pesos médios na luta greco-romana entre Alfred Asikainen da Finlândia e o representante russo Martin Klein durou nada mais nada menos que onze horas.


GAZETA


  • O rei Nikita, de Montenegro, declarou guerra à Turquia em 08 de outubro de 1912, levando a um período de tensão nos Balcãs.

  • O Governo Federal Brasileiro bombardeou Salvador, por conta de um conflito entre a polícia estadual da Bahia e a Justiça Federal em 10 de janeiro de 1912.

  • O aviador francês Henri Salmet completou o primeiro voo sem escalas entre Londres e Paris em 07 de março de 1912. Os aviões começavam a ser usados como arma de guerra e a Itália e tornava o primeiro país a usar aviões em uma operação militar, com Albert Belly fazendo o primeiro salto de paraquedas.

  • O navio britânico Titatic naufragou em sua viagem inaugural, ao se chocar com um iceberg em 14 de abril de 1912, quatro dias após sua partida de Southhampton com destino a Nova Iorque.