BNDigital

1948 - Londres

< Voltar para Exposições virtuais

1948 - Londres

 

Período: 29 de julho a 14 de agosto de 1948.


Número de Países: 59


Número de Atletas: 4104, sendo 370 mulheres.


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, vela.


Local: Londres – Reino Unido


Maior medalhista: EUA – 84 no total, sendo 38 de ouro, 27 de prata e 19 de bronze.



Seis anos de guerra deixaram a Europa arrasada economicamente, o que tornou extremamente árdua a tarefa de organizar os Jogos.


A escolha de Londres como sede dos Jogos se deu na 38ª sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizada na própria cidade de Londres em 9 de junho de 1939. Ficou decidido que as Olimpíadas de 1944 seriam lá, concorrendo também as cidades de Roma (Itália), Detroit (EUA) e Lausana (Suiça).


Ao final da Guerra, o COI decidiu, em setembro de 1946, realizar a próxima Olimpíada em 1948, mantendo a escolha de Londres, que manifestou o interesse em realizar os Jogos.


Londres já havia anteriormente sediado as Olimpíadas de 1908 e tornou-se a segunda cidade a ser a anfitriã olímpica por duas vezes, assim como Paris já havia sido sede dos Jogos em 1900 e em 1924.


Foram os primeiros Jogos com transmissão por televisão para residências particulares e foram vistos por cerca de 500 mil telespectadores no Reino Unido.


Japão e Alemanha foram impedidos de participar dos Jogos Olímpicos pelo seu posicionamento na Segunda Guerra Mundial. A União Soviética optou por não participar dessa edição.


A holandesa Fanny Blankers-Koen foi o grande destaque feminino dos Jogos. Fanny ganhou quatro medalhas de ouro nas provas de atletismo de 100m, 200m, 80m c/barreiras e revezamento 4x100m. Só não venceu mais provas, já que era também a recordista mundial do salto em altura e salto em distância, devido a um regulamento da época que limitava a participação de mulheres em mais de três provas individuais, a impedindo de conquistar mais medalhas. A "dona de casa voadora", como era chamada, em 1999 foi eleita 'A Atleta do Século XX.


Em 1938, o húngaro Károly Takács integrava a equipe de tiro campeã mundial da Hungria, quando uma granada decepou sua mão direita, com a qual atirava. Takacs teve de aprender a atirar com a mão esquerda e em Londres conquistou a medalha de ouro no Tiro.


Harold Sakata, nipo-havaiano, ganhou a medalha de prata no levantamento de peso. Anos depois, se tornou mundialmente famoso como o capanga Oddjob, no filme 007 contra Goldfinger.


Aos 17 anos, o norte-americano Bob Mathias tornou-se campeão olímpico do decatlo, apenas quatro meses após começar a praticar a modalidade, tornando-se o mais jovem vencedor de uma prova do atletismo masculino na história dos Jogos até hoje.


Estes Jogos viram acontecer a primeira deserção política. Marie Provaznikova, a presidente da Federação Internacional de Ginástica na Tchecoslováquia, recusou-se a voltar para casa alegando falta de liberdade após a inclusão do país no bloco soviético.


Os EUA se valeram da ausência dos alemães e japoneses, banidos dos jogos, e conquistaram todas as medalhas de ouro que disputaram na natação masculina.


Pela primeira vez a delegação brasileira viajou aos Jogos Olímpicos à bordo de um avião.



GAZETA


  • A ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos do Homem em 10 de dezembro de 1948.

  • O “Golpe de Praga”, de 1948, levou os comunistas ao poder na Tchecoslováquia, que foi o último Estado europeu a passar para o lado soviético.

  • O Estado de Israel se tornou independente em 14 de maio de 1948.

  • A Índia se tornou independente do Reino Unido em 15 de agosto de 1947.

  • Foi assassinado o ativista indiano Mahatma Gandhi em 30 de janeiro de 1948.

  • Fundado o Museu de Arte Moderna de São Paulo em 1948.

  • O Clube de Regatas Vasco da Gama se tornou o primeiro clube de futebol brasileiro a conquistar oficialmente um título internacional, sagrando-se campeão Sul-americano com um time conhecido como “Expresso da Vitória”.