BNDigital

1968 - Cidade do México

< Voltar para Exposições virtuais

1968 - Cidade do México

 

Período: 12 a 27 de outubro de 1968.


Número de Países: 112


Número de Atletas: 5516, sendo 781 mulheres.


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, vela, voleibol.


Local: Cidade do México – México


Maior medalhista: EUA – 107 no total, sendo 45 de ouro, 28 de prata e 34 de bronze.


Pela primeira vez os Jogos foram sediados na América Latina e a altitude de 2.300m acima do nível do mar da capital mexicana gerou controvérsias sobre os danos que o ar mais rarefeito poderia causar no desempenho dos atletas.


De fato, a altitude prejudicou o desempenho dos atletas nas provas de resistência e de longa distância, como o ciclismo, a natação e a maratona, mas em compensação ajudou a gerar novos recordes mundiais e olímpicos nos eventos mais curtos e de esforço mais rápido como as corridas de menos de 800m, halterofilismo, lançamento de dardo e outros.


Nesta edição o percurso da tocha olímpica seguiu a mesma rota feita pelo navegador Cristóvão Colombo quando descobriu a América, saindo da Espanha, passando pelas Bahamas até chegar a Vera Cruz na costa mexicana.


Esta edição também ficou marcada como os Jogos dos atletas afro-americanos, tanto pela sua performance espetacular nos eventos que participaram, quanto pelos inéditos protestos políticos e raciais que trouxeram para dentro do apolítico movimento olímpico.


Na prova de atletismo dos 100 metros o velocista Jim Hines alcançou a marca de 9 segundos, ultrapassando o que era definido como o limite humano: 10m/s.


No salto em distância, destacava-se Bob Beamon, saltando impressionantes 8,90m, recorde que perduraria por mais 23 anos.


Outro recorde se instalava com uma inovação na modalidade do salto em altura: o americano Richard Fosbury saltou 2,24m, introduzindo a técnica de ultrapassar o sarrafo de costas, no que seria adotado mais tarde como o estilo padrão da modalidade, o “Fosbury Flop”.


Nos ringues surgia outro fenômeno, o pugilista George Foreman, que naquela edição, ganhou o ouro na categoria peso-pesado, derrubando 3 de seus 4 oponentes por nocaute.


O saltador paulista Nelson Prudêncio protagonizou um dos momentos mais eletrtizantes do salto triplo, quando disputou acirradamente a final com o soviético Viktor Saneyev. Ficou com a medalha de prata, deixando a URSS emplacar mais um ouro.


O brasileiro Servílio de Oliveira ganhou a medalha de bronze no boxe na categoria mosca. E outro bronze brasileiro foi conseguido na vela, pelos velejadores Reinaldo Conrad e Burkhard Cordes, na categoria Flying Dutchman (hoje extinta).


Os norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, ouro e bronze nos 200 metros rasos de atletismo subiram ao pódio e comemoraram com os punhos cerrados e vestidos com luvas negras, numa alusão ao movimento negro Black Power. O episódio foi seguido de muita confusão, com a expulsão dos dois da vila olímpica e a quase cassação de suas medalhas, o que não ocorreu apenas depois de muita negociação. Na prova dos 400 metros de natação, outros 3 atletas americanos subiram ao pódio com sinais de protesto: ostentavam boinas, outro símbolo do movimento. Até os cubanos aderiram, anunciando que enviariam suas medalhas de prata do revezamento 4x100m a um dos líderes do movimento, Stokely Carmichael.


A ginasta tcheca Vera Caslávská protestou contra a invasão soviética ao seu país virando as costas para a bandeira da URSS nas 3 vezes em que subiu ao pódio e derrotou atletas soviéticas. Após os jogos ela se exilou no México.


Foi a primeira vez em que três africanos dividiram o pódio numa mesma competição, levando o Quênia a abraçar o ouro nos 10 mil metros de atletismo, seguido pela prata da Etiópia e o bronze da Tunísia.


GAZETA


  • Ocorre a Primavera de Praga, iniciada em 05 de janeiro de 1968 e marcada pela invasão soviética e do Pacto de Varsóvia à capital da Tchecoslováquia.

  • O Massacre de Tlatelolco, também conhecido como a Noite de Tlatelolco ocorreu no México em 02 de outubro de 1968 na Plaza de las Tres Culturas, dez dias antes dos Jogos Olímpicos. Após vários meses de instabilidade política, 15 mil estudantes de várias universidades invadiram as ruas da Cidade do México, ostentando cravos vermelhos como sinal de protesto contra a ocupação militar da UNAM (Universidade Nacional Autónoma do México). O resultado foi uma forte repressão que levou a um impressionante número de mortos, que algumas fontes apontam ultrapassar mil pessoas, embora a maioria defina algo como entre 200 e 300 e as fontes governamentais trabalharem com 40 mortos e 20 feridos.

  • A China iniciava em 1966 a Grande Revolução Cultural Proletária (conhecida como Revolução Cultural Chinesa), cuja ideia essencial era manter o fervor revolucionário e um estado constante de luta e superação, mecanismos necessários, na concepção de Mao Tsé Tung, para manter a revolução comunista. Como finalidade, Mao buscava expurgar e eliminar a oposição. Rapidamente o movimento tomou forma de um culto à personalidade, principalmente a partir de 1968, com a promoção de Mao a um status praticamente de deus terreno. Expurgos, banimentos e uma onda de violência tomaram conta da China.

  • Martin Luther King Jr. foi assassinado em Memphis (EUA) em 04 de abril de 1968.

  • No Rio de Janeiro, no auge da Ditadura Militar, o estudante Edson Luís de Lima Souto foi assassinado por policiais militares em 28 de março de 1968, durante um protesto estudantil no restaurante Calabouço contra a alta do preço da comida.

  • Entra em vigor no Brasil o Ato Institucional Nº 5, ou AI-5, em 13 de dezembro de 1968, um dos mais duros instrumentos de repressão da Ditadura Militar, no qual dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais.

  • Em maio de 1968 uma greve geral se estabelece na França, rapidamente adquirindo significado e proporções revolucionárias. Teve início com uma série de greves estudantis que irromperam em algumas universidades e escolas de ensino secundário em Paris, após confrontos com a administração e a polícia. A tentativa do governo gaullista de esmagar essas greves com mais ações policiais no Quartier Latin levou a uma escalada do conflito que culminou numa greve geral de estudantes e em greves com ocupações de fábricas em toda a França, às quais aderiram dez milhões de trabalhadores, aproximadamente dois terços dos trabalhadores franceses.

  • A espaçonave da NASA Apollo 11 realiza o primeiro pouso na Lua em 20 de julho de 1969 e o astronauta Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em nosso satélite natural.