BNDigital

1972 - Munique

< Voltar para Exposições virtuais

1972 - Munique

Período: 26 de agosto a 11 de setembro de 1972.


Número de Países: 121


Número de Atletas: 7134, sendo 1059 mulheres..


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, tiro com arco, vela, voleibol.


Local: Munique – Alemanha Ocidental.


Maior medalhista: URSS – 99 no total, sendo 50 de ouro, 27 de prata e 22 de bronze.


Essa edição dos Jogos estava sendo considerada a melhor de todas, mas na madrugada do dia 5 de setembro, oito árabes do grupo terrorista Setembro Negro invadiram a vila olímpica, mataram dois membros da equipe de Israel e fizeram outros nove de reféns. O que se seguiu, com a paralisação temporária dos Jogos e a morte de todos os reféns israelitas, ficou conhecido como o Massacre de Munique.


Os Jogos voltaram a acontecer somente 34 horas após a interrupção, com todas as bandeiras dos países participantes a meio mastro e uma missa no Estádio Olímpico em honra às vítimas.


Anos depois, foram encontrados alguns dos telegramas diplomáticos dizendo: "Foi decidido não interromper os Jogos. Os motivos: 1. a possibilidade de que pará-los possa atrapalhar os esforços da polícia (de resgatar os reféns). 2. A televisão alemã não tem alternativas à programação".


O grande nome de Munique e um dos maiores de todos os Jogos Olímpicos foi o do nadador norte-americano Mark Spitz. Campeão olímpico de sete provas da natação, Spitz também quebrou o recorde mundial de todas elas, numa façanha sem paralelos no mundo do esporte. Por ser judeu e ele foi retirado às pressas da cidade após o ataque à vila olímpica e enviado de volta aos Estados Unidos. Logo após, Spitz ficou milionário como garoto propaganda.


O finlandês Lasse Viren conquistou o ouro nos 5 mil e nos 10 mil metros, este último de maneira sensacional, caindo ao chão depois de um choque no meio da prova e ainda se recuperando não apenas para ganhar a prova mas também para quebrar o recorde mundial.


Os Jogos de 1972 tiveram pela primeira vez um mascote, o cachorrinho linguiça Waldi. E pela primeira vez o juramento olímpico também passou a ser feito pelos juízes


Liselott Linsenhoff, competindo no adestramento pela Alemanha Ocidental, tornou-se a primeira mulher a conquistar a medalha de ouro individual do hipismo.


A ginasta soviética Olga Korbut atraiu os holofotes nessa edição dos Jogos.


Os velocistas americanos Rey Robinson e Eddie Hart, franco favoritos na prova dos 100 m rasos, ganharam facilmente suas primeiras baterias eliminatórias mas dormiram demais, perderam a hora da semifinal, foram eliminados e tiveram que assistir pela TV da vila a vitória do soviético Valery Borzov, que também ganhou a prova dos 200 m.


Pela primeira vez, em 62 partidas olímpicas, a seleção masculina de basquete dos EUA perdeu uma partida, que terminou com o placar e 51 a 50 em favor da URSS.


O rei da Espanha, Juan Carlos, fez parte da equipe de vela de seu país nesses Jogos, terminando em 15º lugar na classe Dragão.


A amazona britânica Lorna Johnstone foi a atleta mais velha a participar dos Jogos Olímpicos, com 70 anos.


Pela primeira vez na história dos Jogos um americano não conquistou a medalha de ouro no salto com vara, ficando esta para o alemão Wolfgang Nordwig. Uma explicação para a derrota foi a proibição do uso de varas feitas de fibra de carbono, como o americano costumava usar, em contrapartida ao alemão, que não precisou se adaptar.


O Brasil conquistou duas medalhas de bronze: no salto triplo, com Nelson Prudêncio e no judô com o meio-pesado nascido no Japão, Chiaki Ishii.


Uma das grandes expectativas brasileiras para os Jogos era a seleção de futebol que, ainda privada dos tricampeões de 1970, era uma promessa de medalha. Contudo, uma derrota para o Irã, ainda na primeira fase, frustrou o sonho e tirou o Brasil da Olimpíada.


Foi a primeira vez que os Jogos Olímpicos foram transmitidos ao vivo para o Brasil.


GAZETA


  • Os Beatles se separaram dois anos antes dos Jogos.

  • A Guerra do Vietnã já anunciava seu fim e em 15 de janeiro de 1973 o presidente americano Richard Nixon anunciou a suspensão das operações de guerra, tendo o acordo de paz sido assinado em 27 de janeiro do mesmo ano. O final da guerra só ocorreu mesmo em 1975

  • Os EUA viviam o “Caso Watergate”, no qual, em 18 de Junho de 1972, o jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos. Cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata e em 24 de Julho de 1974, o presidente Richard Nixon foi julgado pela Suprema Corte dos Estados Unidos e obrigado a apresentar as gravações originais, que comprovaram o seu envolvimento na ação criminosa contra a sede do Comitê Nacional Democrata. Nixon Renunciou dezesseis dias depois.

  • Foi lançado em agosto de 1972 o primeiro console de vídeo game do mundo: o Magnavox Odissey 100, meses antes da Atari, recém fundada, lançar seu primeiro jogo, o Pong.

  • O piloto brasileiro Emerson Fittipaldi conquistou seu primeiro título na Fórmula 1 em 1972.


  •