BNDigital

1980 - Moscou

< Voltar para Exposições virtuais

1980 - Moscou

 

Período: 19 de julho a 03 de agosto de 1980.


Número de Países: 80.


Número de Atletas: 5179, sendo 1115 mulheres.


Modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, tiro com arco, vela, voleibol.


Local: Moscou – URSS.


Maior medalhista: URSS – 195 no total, sendo 80 de ouro, 69 de prata e 46 de bronze.


Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica, quando a influência da política no esporte alcançou o seu ápice.


O presidente norte-americano Jimmy Carter anunciou o boicote de sua nação aos Jogos Olímpicos de Moscou em 1979, como represália à ajuda soviética ao revolucionários no Afeganistão. Com a conclamação americana, 69 países, um número três vezes maior do que as nações africanas que se recusaram a participar dos Jogos anteriores em Montreal por questões raciais, aderiram ao boicote. Alguns atletas não competiram sob a bandeira de seus países, apoiadores dos EUA, e ostentaram a Bandeira Olímpica. O boicote foi anunciado em 21 de março de 1980, após a URSS se recusar a retirar suas tropas do Afeganistão.


O boicote orquestrado e a expectativa de uma retaliação nos Jogos seguintes, em Los Angeles, levou o Comitê Olímpico Internacional a temer pela extinção das Olimpíadas.


À parte o boicote, os jogos foram bem organizados, e um número maior de recordes olímpicos foi quebrados nos jogos de 1980 do que nos Jogos de 1976 em Montreal.


Na cerimônia de encerramento, era esperado o hasteamento das bandeiras soviética (país sede), grega (país olímpico) e a americana (próximo país sede), conforme o ritual. Contudo, como a delegação dos EUA não compareceu, a bandeira da cidade de Los Angeles foi hasteada no lugar da bandeira americana e no lugar do hino americano, foi tocado o hino olímpico.


Uma das cenas mais marcantes da história dos Jogos foi o choro do mascote, o urso Misha, através de placas erguidas pela plateia, também servindo como indireta, já que o ursinho lamentava a ausência das delegações que participavam do boicote. Misha até hoje é considerado um dos mascotes mais populares de todos os Jogos.


Pela primeira e única vez os Jogos não foram transmitidos exclusivamente por uma rede de TV americana em virtude do boicote americano, apenas transmitindo flashes em videotape das competições. A rádio e TV estatal da URSS, a Univision, Eurovision, a Televisa mexicana e a canadense CTV foram os responsáveis por levar imagens ao vivo para todo o planeta.


O nadador Wladimir Salnikov entrou para a história ao ser o primeiro homem a nadar os 1.500m livres, a maratona da natação, em menos de 15 minutos.


Numa coincidência extraordinária e única, as duas duplas vencedoras das medalhas de ouro e de prata, da Alemanha Oriental e da União Soviética, na disputa da prova de remo, eram formadas por gêmeos idênticos.


O etíope Miruts Yifter, um homem cuja idade não foi esclarecida, conquistou o ouro nos 5.000 e nos 10.000m, igualando a performance do finlandês Lasse Viren em 1976.


O soviético Aleksandr Dityatin tornou-se o astro dessa edição dos Jogos, por conquistar oito medalhas nas oito modalidades masculinas da ginástica olímpica, sendo três delas de ouro.


O alemão-oriental Waldemar Cierpinski igualou-se em títulos ao famoso atleta etíope Abebe Bikila, ao conquistar o bicampeonato na maratona.


A Alemanha Oriental dominou as provas do remo, ganhando onze das quatorze modalidades disputadas.


O iatismo foi disputado fora de Moscou, na baía de Tallinn, e rendeu ao Brasil duas medalhas de ouro, com os velejadores Marcos Soares e Eduardo Penido na classe 470 e Alexandre Welter e Lars Bjorkstrom na classe Tornado.


João do Pulo apenas conquistou uma medalha de bronze, numa final polêmica em que os juízes da prova, todos russos, foram acusados de anular um salto perfeito do brasileiro, que lhe daria o ouro, com a intenção de fazer o compatriota Viktor Saneyev conquistar sua quarta vitória olímpica na modalidade, o que ironicamente acabou não acontecendo.


O Zimbábue, recém independente e ainda competindo com o nome de Rodésia, foi convidado de última hora pra participar da competição de hóquei sobre a grama feminino, devido à desistência de cinco países em competir, em meio ao boicote aos Jogos. Acabou ganhando a medalha de ouro e cada jogadora foi presenteada pelo seu governo com um boi.


GAZETA


  • Embora condenando a intervenção soviética no Afeganistão, os EUA se envolviam em um conflito externo, intervindo na Guerra Civil Libanesa, que durou de 1975 a 1990 e teve seu ponto alto entre 1977 e 1982.

  • Eclodia em 1979 a Revolução Iraniana, na qual o último Xá do Irã, Mohammad Reza Pahlevi, foi deposto e se instaurou uma república islâmica teocrática sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini.

  • Mark David Chapman, fã de John Lennon, o assassinou com quatro tiros em 08 de dezembro de 1980 em Nova Iorque. Em seu julgamento alegou ter lido em "O apanhador no Campo de Centeio" (livro que portava na cena do crime) uma mensagem que dizia para matar John Lennon. Acabou sendo condenado à prisão perpétua. Lennon tinha 40 anos.

  • O Papa João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez em 30 de junho de 1980.

  • O recém empossado presidente americano Ronald Reagan sofreu uma tentativa de assassinato em 30 de março de 1981.