BNDigital

2000 - Sydney

< Voltar para Exposições virtuais

Veja todos os objetos da exposição

2000 - Sydney

 

Período: 15 de setembro a 01 de outubro de 2000.


Número de Países: 199.


Número de Atletas: 10651, sendo 4069 mulheres.


Modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, beisebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, softbol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo vela, voleibol, voleibol de praia.


Local: Sydney – Austrália.


Maior medalhista: EUA – 93 no total, sendo 37 de ouro, 24 de prata e 32 de bronze.


Essa edição dos Jogos teve como lema "The Games of New Millenium" (em português: Os Jogos do Novo Milênio).


Pela primeira vez os Jogos Olímpicos tiveram três mascotes: Olly, uma ave kookaburra que representou a generosidade, Syd, um ornitorrinco que simboliza o meio-ambiente e da energia do povo australiano, e Millie, uma equidna (uma espécie de porco-espinho australiano) representante da tecnologia do novo milênio.


Foram 25 sedes para esses Jogos, sendo que nove delas formaram o Parque Olímpico de Sydney, incluindo o Estádio Olímpico (Super Dome) e o Centro Aquático. Além de Sydney, outras quatro cidades receberam as competições (apenas partidas preliminares do futebol): Canberra, Adelaide, Melbourne e Brisbane.


Eritreia, Micronésia e Palau fizeram suas estreias em Jogos Olímpicos.


A pira olímpica foi acesa pela descendente de aborígenes Cathy Freeman, simbolizando a ação dos australianos na dominação e quase dizimação do povo que já habitava a Austrália antes da chegada dos colonizadores. A atleta também ganhou a medalha de ouro na prova dos 400 metros rasos do atletismo, dias depois.


As duas Coreias entraram juntas na cerimônia de abertura, sob uma mesma bandeira e em ato inédito, mas competiram como nações separadas.


Um novo astro surgia na natação, o australiano de 17 anos Ian Thorpe, vencedor de 3 medalhas de ouro.


A americana Marion Jones foi a rainha do estádio olímpico ao conquistar três medalhas de ouro e duas de bronze e se tornar a primeira mulher a ganhar cinco medalhas no atletismo na mesma Olimpíada. Contudo, em 2007 confessou ter usado doping e devolveu todas as medalhas conquistadas em Sydney.


Uma final histórica no futebol masculino deu a medalha de ouro à seleção de Camarões, que derrotou a Espanha nos pênaltis.


Estes Jogos também deram a primeira medalha de ouro à Colômbia, no levantamento de peso feminino com Maria Isabel Urrutia. E pela primeira vez o Vietnã ganhou uma medalha, com a prata de Hieu Ngan Tran no taekwondo.


Um caso inusitado deu fama a Eric Moussambani, nadador da Guiné Equatorial. Ele tinha aprendido a nadar apenas seis meses antes do início dos Jogos e foi a primeira vez que nadava em piscinas olímpicas, inexistentes em seu país. Ele disputou a prova dos 100 metros livres sozinho, já que os dois competidores da sua série haviam sido desclassificados por terem feito falsas partidas. Seu tempo foi mais que o dobro dos primeiros colocados das outras eliminatórias e ele quase se afogou, mas sua simpatia e seu espírito olímpico o tornaram uma celebridade.


Uma das grandes preocupações nesta edição veio dos triatletas, que temiam os corriqueiros tubarões da costa australiana e, para garantir sua segurança, a organização instalou transmissores de ondas que espantavam os bichos, além de deixar mergulhadores circundando a área de competição da etapa da natação.


Os EUA conquistaram a medalha de ouro no beisebol, quebrando uma tradição na qual desde 1969 tinha Cuba como campeã de todos os mundiais e edições dos Jogos Olímpicos (exceto em 1984 e 1988, da qual os cubanos não participaram).


A atriz hollywoodiana Geena Davis tentou se classificar para disputar a prova de tiro com arco desta edição, mas foi eliminada nas seletivas.


O Brasil voltou de Sydney com apenas 6 medalhas de prata e 6 de bronze, sem nenhuma de ouro. O caso mais marcante talvez tenha ocorrido no hipismo, quando o cavalo de Rodrigo Pessoa, Baloubet du Rouet, refugou saltar um obstáculo, tirando a chance de uma medalha de ouro na modalidade individual, mas ainda assim a equipe brasileira conseguiu uma medalha de bronze.


No iatismo o Brasil conseguiu mais medalhas, com Robert Scheidt levando a prata na classe laser e Torben Grael e Marcelo Ferreira ficando com o bronze, após serem punidos e perderem pontos.


No vôlei de praia, a dupla Zé Marco e Ricardo ganharam medalha de prata, Adriana Behar e Shelda também ganharam a prata no feminino, assim como Sandra Pires e Adriana Samuel (agora uma dupla, foram oponentes na final brasileira em Atlanta) levaram o bronze.


Gustavo Borges conquistava sua quarta medalha olímpica na natação, o bronze no revezamento 4x100 metros livre. Já no judô, mais duas medalhas de prata, com Tiago Camilo na categoria peso leve e Carlos Honorato no peso médio.


GAZETA



  • Era o fim do segundo milênio da Era Cristã e um temor de que os computadores não entendessem a nova data e colapsassem levou à ameaça do “Bug do Milênio”, que não se concretizou.

  • O Brasil comemorava 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral à essas terras.

  • O genoma humano começava a ser completamente mapeado pelos cientistas.

  • George W. Bush venceu uma conturbada e polêmica eleição presidencial nos EUA, enquanto Vladimir Putin assumia o governo russo, após a renúncia de Boris Iéltsin.


  •