BNDigital

2004 - Atenas

< Voltar para Exposições virtuais

2004 - Atenas

 

Período: 11 de agosto a 29 de agosto de 2004.


Número de Países: 201.


Número de Atletas: 10625, sendo 4329 mulheres.


Modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, beisebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, halterofilismo, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, softbol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo vela, voleibol, voleibol de praia.


Local: Atenas – Grécia.


Maior medalhista: EUA – 101 no total, sendo 36 de ouro, 39 de prata e 26 de bronze.


Essa edição dos Jogos teve como lema "Welcome Home" (em português: Bem-vindos de volta).


Como numa volta ao passado, várias provas foram realizadas em locais históricos. O estádio da cidade de Olímpia em que foram disputados os Jogos na Antiguidade sediou as provas de arremesso de peso. A cidade de Maratona recebeu a largada das provas que levam o nome da cidade, com os atletas repetindo o trajeto feito pelo herói grego Fidípides cerca de 2.500 anos antes. A chegada das provas e as competições de tiro com arco ocorreram no Estádio Panathinaiko, palco central dos Jogos de 1896. Ainda, o Estádio Olímpico foi totalmente reformado para as provas de atletismo, a final do futebol e as cerimônias de abertura e encerramento.


O logotipo oficial dos Jogos é uma coroa de ramos de oliveira (chamada de kotinos), numa referência aos Jogos Olímpicos antigos e as mascotes foram criadas inspiradas em bonecas de argila que tinham representação religiosa na cultura grega antiga e foram encontradas em sítios arqueológicos no país. O irmãos Athena e Phevos receberam esses nomes em homenagens a Atena (deusa da sabedoria) e Apolo (deus das artes).


Pela primeira vez na história olímpica as competições foram transmitidas via Internet.


Pela primeira vez na história, transexuais foram liberados para participar dos Jogos Olímpicos, com a condição de que os hormônios presentes em seus corpos não os favorecessem durante as provas.


Os Jogos Olímpicos promoveram o desenvolvimento de diversos aspectos da infraestrutura de Atenas. Como exemplos, o Aeroporto Internacional, a expansão do metrô e a restauração do centro arqueológico, incluindo o Parthenon e o Estádio Panathinaiko. Contudo, em 2008, surgiram denúncias de abandono das instalações esportivas e após os Jogos algumas instalações foram desmontadas, outras foram vendidas para a iniciativa privada e outras são usadas por equipes esportivas locais. A Vila Olímpica se transformou num condomínio privado.


O nadador americano Michael Phelps foi o maior medalhista desta edição, conquistando seis medalhas de ouro e duas de bronze, subindo ao pódio em todas as provas que disputou.


Depois de 52 anos a Argentina voltou a ganhar medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, com as equipes de futebol e de basquetebol masculino.


O brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a maratona masculina quando foi empurrado para fora da pista pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan, que havia burlado a segurança. Vanderlei voltou à prova, mas não conseguiu manter o ritmo e chegou no terceiro lugar.


O Brasil conseguiu seu melhor desempenho em olimpíadas até então, com cinco medalhas de ouro e o 16º lugar geral.


A alemã Brigit Fischer tornou-se a primeira mulher a conquistar medalhas de ouro em seis edições de Jogos Olímpicos com duas conquistas, ouro e prata, na canoagem.


Notas dadas na ginástica artística causaram grandes polêmicas nos Jogos de Atenas, quatro anos após ter uma atleta pega no exame antidoping. Como punição, a Federação Internacional de Ginástica suspendeu três juízes, mas não mudou nenhuma das notas dadas. E ainda, onze provas tiveram seus resultados mudados por envolverem doping.


O judô foi dominado pelos atletas japoneses, que disputaram 10 finais e conquistaram oito medalhas de ouro. Apenas quatro japoneses não foram finalistas, incluindo o então melhor judoca do mundo, Kosei Inoue.


Após 108 anos de participação em Jogos Olímpicos, o Chile conquistava suas primeiras medalhas de ouro: Nicolas Massu conquistou um ouro no tênis individual e outro em dupla com Fernando González.


Um escândalo envolveu o técnico sul-coreano Jung-Bok Suh, que espancou sua atleta, a judoca Ye Gue-Rin, após esta ser derrotada nas quartas de final e acabou sendo expulso de Atenas.


O Brasil conquistou o ouro no vôlei masculino, na classe laser do iatismo com Robert Scheidt, na classe star com Torben Grael e Marcelo Ferreira, Emanuel e Ricardo venceram o vôlei de praia e com Rodrigo Pessoa no hipismo individual. Este último saiu de Atenas com a medalha de prata, mas quando o cavalo do irlandês Cian O`Connor foi flagrado no exame antidoping, sua medalha de ouro passou para o brasileiro meses depois.


Adriana Behar e Shelda ganharam a prata no vôlei de praia feminino, bem como nosso futebol feminino também conquistou o segundo lugar. E o judô brasileiro voltou com mais medalhas de bronze, com Leandro Guilheiro na categoria leve e Flávio canto na categoria meio-pesado.


GAZETA


  • Em 11 de março de 2004, três estações de Madrid foram alvos do terrorismo do grupo al-Qaeda, que explodiu 6 bombas no total e fez 191 vítimas fatais e mais 2050 feridos.

  • George W. Bush foi reeleito presidente dos EUA, assim como Vladimir Putin também foi reeleito na Rússia.

  • Uma revolução na comunicação e nas relações virtuais viria naquele ano, com o turco Orkut Büyükkökten criando o site de relacionamentos filiado ao Google que levava seu nome em 24 de janeiro e, menos de um mês depois, em 04 de fevereiro, Mark Zuckerberg, juntamente com brasileiro Eduardo Saverin e os estadunidenses Dustin Moskovitz e Chris Hughes, fundavam um fenômeno da comunicação virtual, o Facebook.