BNDigital

Apresentação

< Voltar para Exposições virtuais

Apresentação


A Hemeroteca Digital Brasileira foi a base para um trabalho de sete meses de pesquisa em mais de um século de periódicos brasileiros e estrangeiros. Assim começava a nascer, no ensejo da olimpíada de 2016 sediada no Rio de Janeiro, a exposição digital "Os Jogos Olímpicos da Era Moderna".


A exposição tem como premissa expor as principais notícias relacionadas aos acontecimentos de cada edição dos Jogos Olímpicos modernos, desde 1896, quando o Barão de Coubertin retomou o espírito olímpico e organizou a primeira edição em Atenas, Grécia, até o ano de 2012, quando Londres, no Reino Unido, foi responsável por acolher os Jogos.


A última edição dos Jogos, em 2016 no Rio de Janeiro, não entrou na exposição devido à política de Direitos Autorais que ainda não permite exemplares digitalizados referentes a esse ano para a Hemeroteca Digital. Alem dessa edição, não estão expostos os Jogos de 1906, que foram realizados na Grécia, mas não são considerados oficiais, e aqueles de 1916 (que teriam sido em Berlim), 1940 (a serem decididos entre Tóquio e Helsinque) e 1944 (Londres), já que foram cancelados por ocasião das duas Grandes Guerras Mundiais.


O acervo disponível conta com uma enormidade de periódicos digitalizados, de modo que o material exposto tem referências em muitos jornais e revistas distintos. A exceção fica para as últimas olimpíadas, nas quais a diversidade de periódicos digitais se mostra mais limitada, contando basicamente apenas com o Jornal do Brasil, Tribuna da Imprensa e O Fluminense.


Por fim, além das notícias referentes aos Jogos em si, a exposição também traz matérias sobre os acontecimentos mais marcantes ocorridos no mundo em períodos próximos à realização de cada edição. Além de material coletado na internet, o livro "Almanaque Olímpico Sportv", de autoria de Armando Freitas e Marcelo Barreto (Editora Casa da Palavra, 2ª edição, 2012), serviu de fio condutor para essa viagem.


A BNDigital então convida a todos a viajar através de cada edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e desfrutar de seu precioso acervo. Boa viagem!


 

Rodrigo Basile