BNDigital

Apresentação

< Voltar para Exposições virtuais

Apresentação

RIO + SEMPRE

No momento em que os olhos do planeta estão voltados para a cidade do Rio de Janeiro – sede da Rio+20 / Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e candidata a Patrimônio da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural - a presente exposição, Rio Cidade-Paisagem, celebra uma das características que melhor a definem: a relação única que aqui se estabeleceu entre construção e natureza.

A estrutura da mostra é dada por seis pontos focais, selecionados em função da sua relevância para a definição da paisagem carioca, entendida do ponto de vista dos aspectos materiais e imateriais que a compõem: sua arquitetura, sua geografia, sua vegetação, sua música, sua gente.

O ponto de partida é a Baía de Guanabara, às margens da qual surgiu, em 1565, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, numa estreita faixa de terra entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. Segue-se a Floresta da Tijuca, a mais conhecida das três florestas urbanas do Rio, resultado de um programa de reflorestamento que data ainda do período imperial, evidenciando uma preocupação ambiental precoce, apoiada em mão de obra escrava.

Na sequência, duas das maiores obras urbanas do Rio, realizadas no início do século XX: a abertura da Avenida Central (atual Rio Branco) e o desmonte do Morro do Castelo. E os sucessivos aterros que foram redesenhando as suas bordas d’água, desde o Centro, passando pela Glória e Flamengo, até Botafogo.

Do outro lado das montanhas de perfil tão marcante, e tão identificadas com a cidade, a Zona Norte e os subúrbios mostram uma face menos conhecida mas igualmente pulsante da cultura urbana e da paisagem carioca.

E que outro bairro deste planeta desperta a imaginação e tem seu nome tão imediatamente lembrado quanto Copacabana? Seguimos então ao longo da orla, por Ipanema e Leblon, até alcançar a Barra da Tijuca, mais adiante, para onde a cidade se expandiu nas últimas décadas.

Longe de ser exaustiva, a mostra recupera e ilumina, assim, pontos e momentos significativos da história da construção da paisagem desta cidade que segue enfrentando desafios, enquanto se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Rio mais, sempre.

Ana Luiza Nobre,
Joaquim Marçal Ferreira de Andrade e
Sergio Besserman Viana,

Curadores