BNDigital

Apresentação

< Voltar para Exposições virtuais

Apresentação


A Coleção D. Thereza Christina Maria foi assim nominada em atendimento à vontade de D. Pedro II, quando em seu exílio parisiense decidiu doar sua biblioteca ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e à Biblioteca Nacional – que recebeu, então, a maior doação de sua história. Eram livros, periódicos, mapas, estampas, impressos efêmeros, partituras e milhares de fotografias.


Os avanços historiográficos no campo da fotografia, na segunda metade do século XX, levaram à criação de um Núcleo de Fotografia na Fundação Nacional de Artes/Funarte. Desenvolveu-se, na Biblioteca Nacional, um projeto interdisciplinar e interinstitucional, patrocinado pela Fundação Banco do Brasil. Isso possibilitou o resgate integral do patrimônio fotográfico que integra a Coleção D. Thereza Christina Maria.


Hoje, tal acervo está inscrito no Registro Internacional da Memória do Mundo, da Unesco. É sinal de reconhecimento da mais abrangente coleção de fotografias formada por um governante do século XIX, quando foi inventado este processo.


Ao longo de mais de três décadas, a Biblioteca Nacional vem acumulando expertise no campo dos documentos fotográficos e segue cooperando com instituições brasileiras e estrangeiras. O portal colaborativo Brasiliana Fotográfica, desenvolvido com o Instituto Moreira Salles e ao qual vão progressivamente vinculando-se outras importantes instituições detentoras de acervos fotográficos históricos, é uma iniciativa recente.


A presente exposição, que reinaugura o Espaço Cultural Eliseu Visconti após as obras de restauração das fachadas do prédio da Biblioteca, oferece oportunidade ímpar aos visitantes. Estes poderão fruir originais raros e preciosos, testemunhos de momentos marcantes da história da humanidade,legados por D.Pedro II.


Helena Severo, presidente da Fundação Biblioteca Nacional


CONVITE EXPO - VERSÃO COM LOGO UNESCO