Imperatriz D. Maria Leopoldina

Imperatriz D. Maria Leopoldina

Imperatriz D. Maria Leopoldina (1797–1826)

Maria Leopoldina Josefa Carolina, primeira imperatriz do Brasil, nasceu em Viena, em 1797 e faleceu no Rio de Janeiro em 1826. Seus pais foram Francisco I da Áustria e D. Maria Isabel de Bourbon, de Nápoles. Tinha interesse em vários assuntos, como artes e botânica, o que lhe conferia um conhecimento incomum para as mulheres da sua época. Em 13 de maio de 1817, após negociação com José Bonifácio, casou-se por procuração com d. Pedro de Alcântara, filho de d. João VI e herdeiro do trono do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, que não tinha a mesma formação cultural a ela proporcionada em terras européias. O cortejo matrimonial chegou ao Rio de Janeiro em 05 de novembro de 1817.
Dona Leopoldina abraçou calorosamente a causa brasileira, chegando mesmo a desejar a independência do Brasil, o que conquistou a simpatia dos brasileiros. Importante aliada política de Dom Pedro, exerceu a regência do Brasil quando o Príncipe viajou para São Paulo, em agosto de 1822, para verificar os rumores de que uma guerra civil separaria a Província de São Paulo do resto do Brasil. A esta altura, Leopoldina recebeu notícias das críticas à administração local vindas de Portugal e o povo já estava ciente de que d. João pretendia chamar d. Pedro de volta a Portugal, modificando assim a relação vigente entre as unidades do Reino Unido de Brasil e Portugal.

Grande foi a influência de D. Leopoldina na Independência, pois, quando a Princesa recebeu notícias que Portugal estava preparando ação contra o Brasil e, sem ter tempo para aguardar o retorno de d. Pedro, aconselhada por José Bonifácio, como chefe interina do governo, em 02 de setembro de 1822 reuniu o Conselho de Estado e assinou o Decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. D. Maria Leopoldina foi coroada imperatriz em 01 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de d. Pedro I como Imperador do Brasil. Faleceu por ocasião do sétimo parto, enquanto o imperador se encontrava no Rio Grande do Sul, inspecionando tropas na Guerra das Províncias Unidas do Rio da Prata.

São seus filhos as Princesas D. Maria, futura rainha de Portugal, D. Januária, D. Paula Mariana e D. Francisca Carolina; os Príncipes Miguel de Bragança, João Carlos, bem como o Príncipe D. Pedro de Alcântara, que mais tarde subiu ao trono do Brasil com o nome de D. Pedro II.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historiab/maria-leopoldina.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *