BNDigital 10 Anos

Banner BNDigital 10 Anos

Histórico

A BNDigital foi lançada pela Biblioteca Nacional em abril de 2006. Seu acervo inicial era formado pelos projetos temáticos de digitalização criados a partir de 2001,  cerca de três mil documentos digitais. Hoje a BNDigital oferece livre acesso a mais de um milhão e meio de documentos, nos mais variados tipos e suportes, como  livros, fotografias, mapas, manuscritos e periódicos.

Em 2012 a BNDigital criou a Hemeroteca Digital Brasileira, o mais importante portal de pesquisa on line em periódicos do país. A Hemeroteca proporciona atualmente pesquisas textuais em mais de 13 milhões de páginas de mais de cinco mil jornais e revistas digitalizados, abrangendo todo o período de existência da imprensa no Brasil. A tecnologia adotada permite a busca por palavra ou expressões de maneira simples e rápida, trazendo facilidade e dinamismo às pesquisas.

Ao completar dez anos de funcionamento a BNDigital se consolidou como a maior biblioteca digital brasileira. Possui mais de um milhão e meio de obras disponíveis para consulta e registra mais de quinhentos mil acessos por mês.

Além de disponibilizar este acervo em seu portal, a BNDigital está presente nas mais importantes iniciativas de consórcios de bibliotecas digitais do mundo, como a World Digital Library, a Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero Americano e a Biblioteca Digital Luso-Brasileira.

______________________________________________________________________________

Visão e Missão

A missão da BNDigital é preservar a memória cultural brasileira e proporcionar o amplo e rápido acesso às informações contidas em seu acervo, além de se constituir em fonte de excelência para a informação e a pesquisa, no país e no exterior.

As obras que compõem seu acervo estão em domínio público ou sua disponibilização foi autorizada pelos titulares dos direitos patrimoniais e autorais. Selecionadas pelas diversas curadorias internas do acervo, elas expressam a pluralidade e riqueza das coleções existentes na instituição.

Um de seus principais programas é a Rede da Memória Virtual – RMV, que torna possível o acesso também aos acervos de instituições associadas, ampliando assim a disseminação da memória armazenada nas diversas coleções existentes no território nacional.  Mediante a RMV, o internauta pode navegar por acervos das mais importantes instituições de memória do país e consultar um universo cada vez maior de fontes primárias de informação sobre a história e a cultura brasileiras.

______________________________________________________________________________

Preservação e Acesso

No portal da BNDigital, o internauta encontra, além do catálogo das obras digitalizadas, inúmeros artigos, dossiês e exposições virtuais, que não apenas informam, como oferecem uma amostra significativa da grandiosidade do acervo da Biblioteca Nacional e da responsabilidade institucional em preservá-lo e disponibilizá-lo aos cidadãos brasileiros.

O acesso à BNDigital é amplo e irrestrito e em tempo integral. Todo o acervo pode ser consultado gratuitamente, sendo sua usabilidade, portabilidade e escalabilidade garantidas pelas tecnologias em constante atualização.

O Laboratório de Digitalização da Biblioteca Nacional é considerado o maior e mais bem equipado da América Latina. A qualidade dos seus arquivos digitais,  somada à segurança do armazenamento em Data Center próprio, certificado dentro de padrões internacionais, garante a perenidade da preservação digital.

______________________________________________________________________________

Principais Parceiros

Patrocinadores BNDigital 10 Anos