BNDigital

Serviços

Conheça os serviços oferecidos pela BNDigital.

Reprodução do Acervo

Para saber como obter cópias do acervo clique aqui

• Digitalização sob demanda

A BNDigital seleciona digitaliza e disponibiliza os acervos em seu site a partir de um conjunto de requisitos (ver normas e padrões). Existe uma política de digitalização sistemática dos acervos que obedece a um cronograma anual, no entanto há margem para inserir dentro desse cronograma novos conjuntos documentais de interesse do usuário.

Assim abrimos um espaço para o público sugerir a digitalização de uma obra, documento, ou conjunto de documentos. As sugestões apresentadas serão avaliadas dentro dos critérios de seleção da instituição, não havendo garantia nem prazo para a execução.

Suas sugestões, desde que atendam os requisitos da instituição, serão levadas em conta para a elaboração do cronograma de digitalização

Caso necessite de reprodução de obra ou documento de nosso acervo com prazo definido, dirija-se à página Reprodução de acervo em Serviços a leitores, no site da FBN

A BNDigital não é responsável por autorizar a reprodução de acervo digital, cabendo à ela apenas a digitalização, gerência e disponibilização na internet do acervo digitalizado da FBN.

A reprodução de um documento deve ser solicitada à FBN junto ao setor de guarda do original.

Saiba como solicitar:

1. Procure o documento desejado no site da BNDigital

2. Ao encontrar, anote os seguintes dados presentes na ficha bibliográfica:

• OD

• Título

• Autor

 Se você reside no município do Rio de Janeiro:

3. Preencha o formulário para requisição de reprodução de arquivo digital;

4. Apresente o formulário preenchido na sede da FBN, no setor de guarda correspondente.

Se você não reside no município do Rio de Janeiro:

3. Entre em contato com a DINF pelo e-mail dinf@bn.br informando os dados do documento descritos acima.

Curso de Gestão de Bibliotecas Digitais

Este curso será oferecido anualmente. É voltado para profissionais da área de informação, bibliotecários, arquivistas, museólogos, analistas de sistemas e demais pessoas que tenham interesse em Bibliotecas Digitais.

Tem como objetivos transmitir os principais conceitos e práticas relacionados ao processo de criação e gestão de Bibliotecas Digitais, bem como os principais padrões e tecnologias envolvidos nos processos de digitalização, armazenagem e preservação digital. Apresentar ferramentas de software livre que podem ser usadas para a criação de bibliotecas digitais. Capacitar o aluno a planejar e gerenciar a publicação de informações em meio digital, considerando ambientes Intranet e Internet.

• Treinamento de profissionais

A BNDigital promove treinamento nas áreas de captura e processamento de imagens, descrição e gestão de metadados. Este tipo de capacitação é voltado para instituições que já possuam ações de digitalização e infra-estrutura montada. Esse treinamento deve ser feito mediante termo de convênio interinstitucional e está sujeito à disponibilidade do laboratório de digitalização e da equipe da BNDigital. A instituição solicitante deve arcar com as despesas que se fizerem necessárias.  Para mais informações, fale conosco.