BNDigital

Sobre a BNDigital

Projetos e Programas

A cooperação institucional é um dos principais meios empregados pela Fundação Biblioteca Nacional no desenvolvimento de ações, programas e projetos dedicados aos processos de preservação e difusão do patrimônio bibliográfico e documental brasileiro em ambientes digitais. Por intermédio dos instrumentos de cooperação idealizados pela BNDigital, potencializam-se as capacidades necessárias para o compartilhamento e o fortalecimento do conhecimento técnico – tanto curatorial quanto tecnológico – e multiplicam-se os esforços pela diversificação e a ampliação da natureza dos acervos difundidos em sítios eletrônicos, portais e repositórios digitais.

BRASILIANA FOTOGRÁFICA

A Brasiliana Fotográfica é um espaço para dar visibilidade, fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos deste gênero documental, abordando-os enquanto fonte primária mas também enquanto patrimônio digital a ser preservado. 


BRASILIANA ICONOGRÁFICA

O projeto Brasiliana Iconográfica propõe-se reunir em um mesmo portal web fontes iconográficas – desenhos, aquarelas, pinturas, gravuras e impressos – dispersas por coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior, tornando-as acessíveis à consulta virtual de um público amplo e internacional.


BRASILIANA DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL

A Brasiliana da Literatura Infantil e Juvenil nasce orientada por duas vertentes. A primeira, um “núcleo de memória” composto pelo que já se encontra em domínio público: o livro de Monteiro Lobato ilustrado por Voltolino, trabalhos para crianças e jovens produzidos por antecessores de Lobato (Júlia Lopes de Almeida, Coelho Neto e Olavo Bilac, entre outros)  e periódicos como o Tico-Tico. A segunda vertente contempla, por meio de uma Linha do tempo, a produção mais recente, ainda não em domínio público, que alcançou reconhecimento por meio de prêmios relevantes para o segmento infantil e juvenil.

REDE DA MEMÓRIA VIRTUAL BRASILEIRA

A Rede da Memória Virtual Brasileira disponibiliza em meio eletrônico acervos de instituições participantes, inventariando e disseminando a memória brasileira armazenada nas diversas coleções espalhadas pelo país.

BIBLIOTECA DIGITAL LUSO-BRASILEIRA

Programa que constitui-se como um portal agregador de acervos digitais das bibliotecas nacionais digitais do Brasil e Portugal, RNOD e Rede da Memória Virtual Brasileira. Tem por objetivo colocar disponível através de um único ponto de acesso o acervo digital dos participantes. 


FRANÇA - BRASIL

Parceria entre Biblioteca Nacional da França e a Biblioteca Nacional do Brasil, o site reúne documentos e textos que analisam a influência recíproca entre os dois países.

PROJETO RESGATE

Programa de cooperação arquivística internacional que tem como objetivo identificar, catalogar e reproduzir a documentação manuscrita de interesse para a memória nacional do Brasil e Portugal, assim como a de outros países de tradição cultural comum.