BNDigital

08 de Julho | Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

08 jul 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Ciência, Cultura, Periódicos, Pesquisa, Publicações Científicas

A data foi estabelecida em função da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 8 de julho de 1948 e propõe estimular a produção e divulgação científica no país.

A vinda de cientistas estrangeiros para o Brasil, na primeira metade do século XX, foi uma estratégia de fomento à ciência e implementação de universidades, a exemplo da Universidade de São Paulo (USP), fundada em 1934. Com esse estímulo, a SBPC foi criada por cerca de 60 cientistas com o objetivo de unificar o pensamento científico em profusão no país.

O Brasil possui notáveis cientistas em diversas áreas e é responsável por mais de 10% de todas as pesquisas científicas no mundo. Entretanto, como nem todas são aplicadas, ocupa o 64º lugar do Índice Global de Inovação, segundo dados do ano de 2019, que considerou 126 países.

Tanto a produção como a comunicação científica são fundamentais para o progresso da nação. Desde o século XIX, com a criação da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1839, o Brasil produz periódicos para a divulgação científica.

As revistas científicas brasileiras, cada vez mais relevantes, avançaram muito nos principais rankings internacionais. O periódico com maior Fator de Impacto – um método usado para qualificar as revistas científicas com base nas citações que ela recebe – da América Latina é o brasileiro “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”. Além disso, o país conta com o maior número de publicações científicas de acesso aberto e gratuitas pela internet (cerca de 75% dos artigos em periódicos nacionais estão disponíveis gratuitamente).

A produção de ciência é importante não apenas à realização das atividades acadêmicas ou profissionais e se consolida quando as pesquisas são divulgadas. Isso permite uma alfabetização científica sustentada na clara percepção de conceitos básicos da ciência e uma noção sobre a essência dessa atividade e sua função social. Os periódicos e portais de divulgação desse conhecimento são importantes para subverter a ignorância e desenvolver a sociedade e as tecnologias.

As inovações científicas e tecnológicas, assim como a disseminação da informação, são cada vez mais ágeis e dinâmicas. Nesse momento em que o mundo enfrenta a maior crise sanitária dos últimos cem anos, a divulgação desse conhecimento é fundamental para combater notícias falsas e solucionar o problema. Sem ciência, a análise crítica e o desenvolvimento de parâmetros éticos para o bem da coletividade são limitados.

Acesse os “Annaes da Academia Brasileira de Sciencias”.

Acesse o Periódico “Ciencia e cultura: orgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia”.