BNDigital

16 de julho | Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

16 jul 2020

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags 1930, Biblioteca Nacional, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira, Santas

O culto a Nossa Senhora Aparecida teve início em 1717, ano em que três pescadores da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, resgataram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, com a cabeça fragmentada do corpo, nas águas do rio Paraíba do Sul, segundo a narrativa oficial.

A imagem da santa aparecida nas águas permaneceu na casa de Felipe Pedroso por alguns anos, onde iniciou-se o culto familiar que expandiu-se pela comunidade à medida que a fama de Nossa Senhora da Conceição ‘Aparecida’ começou a se espalhar, sendo-lhe atribuídos alguns milagres, o primeiro deles a pesca abundante ocorrida logo após o resgate de sua imagem no rio.

O relato do Padre José Alves Vilela, vigário de Guaratinguetá, ao bispo do Rio de Janeiro Dom Frei João da Cruz, datado de 1743, sobre a devoção popular à Nossa Senhora Aparecida foi a primeira tentativa de oficializá-la. O bispo autorizou a devoção e a construção do que foi o primeiro templo paroquial dedicado à santa, no Morro dos Coqueiros (Aparecida, SP), inaugurado em 26 de julho de 1745.

Em 1929, realizou-se o Congresso Mariano em comemoração ao 25º aniversário da coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, solenidade ocorrida em 1904. No final do Congresso, o episcopado brasileiro encaminhou um ofício a Roma solicitando a proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

Há 90 anos, em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI assinou o decreto declarando a “Beatíssima Virgem Maria, sob o título de Aparecida, padroeira principal de todo o Brasil diante de Deus, acrescentando os privilégios litúrgicos e outras honras que competem aos padroeiros”.

Para celebrar o título de Padroeira do Brasil conferido à Nossa Senhora Aparecida, foram organizadas a Semana Paroquial e a Semana Arquidiocesana entre 17 e 31 de maio de 1931, no Rio de Janeiro. Realizaram-se além de missas solenes, novenas, sessões de estudos marianos e procissões em homenagem à santa, procurando alcançar o máximo de fieis. No dia 31 de maio, houve uma grande procissão no Rio de Janeiro, ocasião em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi trazida à cidade. Um espetáculo em honra à padroeira e manifestação de fé com repercussão política, evidenciando o poder agregador da Igreja Católica no início do governo de Getúlio Vargas.

No Correio da Manhã:
A coroação da Padroeira do Brasil. 
A Padroeira do Brasil

Na Revista da Semana:
N. S. da Apparecida, Padroeira do Brasil
A chegada ao Rio de N. S. Apparecida.

Catálogo de imagens de santos, publicado por Irmãos Weiszflog, São Paulo