BNDigital

28 de março | Aniversário do município de Campos dos Goytacazes

28 mar 2021

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Campos dos Goytacazes, Cidades Fluminense, Norte Fluminense, Secult

No dia 28 de março, o município de Campos dos Goytacazes, localizado no noroeste do Rio de Janeiro comemora aniversário, 186 anos. A cidade emancipada em 1835 possui o maior território do estado e destaca-se como a mais populosa do interior fluminense, com grande representação econômica, sobretudo, com o polo petroquímico.

O território, inicialmente, era habitado por índios goitacás, porém, com a doação das terras da Capitania de São Tomé, a tentativa de ocupação foi iniciada pelos portugueses. Em 1627, a partir da divisão da Capitania, a Vila de São Salvador de Campos dos Goytacazes cresceu em atividades pecuaristas e em seguida com a cana de açúcar. Os canaviais aceleraram o crescimento da região, em 1833 foi criada a Comarca de Campos. Já em 1835, a Vila de São Salvador de Campos dos Goytacazes foi elevada à condição de cidade e recebeu o nome atual.

Em decorrência da emancipação, houve a criação da ferrovia, aumento no número dos engenhos e o crescimento populacional e urbano da cidade. Acerca da construção e urbanização de Campos, inicialmente, fora construída uma capela que se tornou a Igreja de São Francisco de Assis, que foi uma das primeiras construções da cidade. O hospital foi erguido depois, próximo a igreja, no centro da cidade. O hospital cuidado por religiosos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco atendeu a população e auxiliou na saúde pública do município em constante crescimento. No início do século XX o prédio deixou de funcionar como hospital, tornou-se quartel militar e posteriormente foi demolido.

A litogravura em destaque pertence a obra “Brazil pittoresco: álbum de vistas, panoramas, monumentos, costumes, etc., com retratos de Sua Majestade Imperador Dom Pedro II et Família Imperial.” O encadernado faz parte da Coleção Thereza Cristina Maria e possui 75 gravuras, com fotografia de Victor Frond e gravuras de diversos artistas. A gravura de Campos retrata as construções ao fundo e o porto.

(Seção de Iconografia)