BNDigital

29 de março | Aniversário da cidade de Salvador, Bahia

29 mar 2021

Artigo arquivado em Datas comemorativas
e marcado com as tags Bahia, Biblioteca Nacional, Capitais Brasileiras, Nordeste, Salvador, Secult

Salvador, a primeira cidade brasileira e primeira capital do país, local importante no cenário nacional. Com encantos turísticos, históricos, religiosos, culinários, culturais, de carnaval e musicais, a cidade faz parte dos primeiros passos do desenvolvimento do Brasil. A região era ocupada por indígenas e foi encontrada pelos navegantes portugueses em 1501. A data era 01 de novembro, festa litúrgica católica de todos os santos, por este motivo, a região foi batizada como Baía de Todos os Santos. Ao observarem a posição estratégica da região, por estar localizada no alto, tiveram a ideia de construir uma cidade, um porto que pudesse receber mais navegantes e os assegurasse contra ataques inimigos.

Tomé de Sousa, nomeado por Dom João III, governador geral do Brasil, foi o responsável por fundar a primeira cidade brasileira. Em 29 de março de 1549, Tomé chegou ao Brasil, na praia do Porto da Barra, junto com outros navegantes portugueses e fundou a cidade de São Salvador de Todos os Santos e a tornou sede do governo português. Em 1550 chegaram os primeiros negros escravizados da África, que, trabalharam na construção da cidade fortaleza, localizada atualmente, entre a Praça Castro Alves e a Praça Municipal.

A cidade cresceu, em população e, principalmente, na economia, as principais atividades eram portuárias e o plantio e comercialização da cana de açúcar. A economia atraiu invasores e durante 11 meses, entre 1624 e 1625 a região foi ocupada por holandeses. No século seguinte, com a descoberta do ouro e a mineração em Minas Gerais, a capital foi transferida para o Rio de Janeiro em 1763.

Em 1808 um fato relevante foi a chegada da Família Real Portuguesa em Salvador, fugida das invasões napoleônicas. O período em que passaram na Bahia foi curto, mas com impactos na cultura e economia local. Destacando-se a abertura dos portos para às nações amigas de Portugal, iniciando o fim do monopólio comercial da Coroa Portuguesa. Outra decisão importante tomada por Dom João foi a criação da primeira faculdade de medicina brasileira, a Escola de Cirurgia da Bahia.

A fotografia em destaque Pelourinho – Bahia, é do início do século XX e faz parte do álbum: [O negro brasileiro nas primeiras décadas do século XX]: [cultura e aspectos sociais].

Acesse a fotografia.

Conheça o álbum.

(Seção de Iconografia)