BNDigital

Acervo da BN | A exposição “Caricatura na imprensa do Rio de Janeiro”

07 ago 2020

Artigo arquivado em Acervo da BN
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Caricatura no Brasil, Herman Lima

Em 1954, a Biblioteca Nacional realizou a exposição “Caricatura na imprensa do Rio de Janeiro”. A curadoria coube à Herman Lima, especialista no tema, e cuja pesquisa foi feita majoritariamente no acervo da Biblioteca Nacional. O fruto desta pesquisa resultou na maior obra de referência que temos até hoje sobre o tema, a “História da caricatura no Brasil”, editada em 1963. A seleção das obras que constam no catálogo da exposição traça uma retrospectiva histórica, desde as primeiras caricaturas de Araújo Porto Alegre e sua primeira revista, “A Lanterna Mágica”, de 1844, até os trabalhos do caricaturista Alvarus na década de 1950.

A exposição apresenta as primeiras revistas ilustradas e os principais expoentes da caricatura no século XIX, tais como a “Semana Ilustrada” com as caricaturas de Henrique Fleiuss; a “Revista Ilustrada” e a “Vida Fluminense” com a obra de Angelo Agostini,; “O Mosquito” com as caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro. As imagens neste período extrapolam o que costumamos entender hoje como caricatura, elas contam episódios da vida política e social, são precursoras de revistas em quadrinhos. O humor político é uma característica forte deste período cujos traços aparecem nas obras em torno da questão da abolição, das críticas à monarquia e à guerra do Paraguai.

O segundo período abordado com maior ênfase na exposição é o das primeiras décadas do século XX. Aqui são as obras de J. Carlos e Kalixto as estrelas principais. Seus temas: a guerra, a vida mundana, a vida carioca e seus personagens, o banho de mar, o jogo do bicho, a nova mulher (a melindrosa), a moda, o carnaval, os problemas da cidade.

Essas obras estão referenciadas no catálogo da exposição disponível em

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). A caricatura na imprensa do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: Biblioteca Nacional, 1954. [16], il, 24 cm.