BNDigital

Almanak Historico-Litterario do Estado de São Paulo

17 ago 2015

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Almanaque, Arte e cultura, Biografias, Ciências naturais, Comércio, Economia, Entretenimento, Fotografias, História, Literatura, São Paulo

O Almanak Historico-Litterario do Estado de São Paulo foi um anuário fundado na capital paulista em 1896, pelas mãos de Oscar Monteiro, seu proprietário e editor. Sediado no nº 3 da Travessa Senador Queiroz, a própria residência de Monteiro, vinha com entre 400 e 500 páginas por edição. É possível, entretanto, que só tenha sido lançado em duas ocasiões, para 1896 e 1897.

No editorial “Antes de tudo”, publicado no nº 1 do Almanak Historico-Litterario, Oscar Monteiro explica que a ideia para o lançamento da publicação surgiu em outubro de 1892, em “reunião intima na casa do illustrado juiz de direito” Hyppolito de Camargo, sendo colocada em prática a partir de março de 1893, com distribuição de circulares pedindo colaborações de ordem “scientifica, litteraria e artistica”. No entanto, logo em seguida surgiu um problema: outro editor que pretendia lançar um almanaque nos mesmos moldes protestou contra Monteiro na imprensa, alegando plágio.
Desfeita esta primeira nuvem adversa, surgiu uma outra difficuldade: ninguém de São Paulo acudiu ao apello feito para a collaboração no Almanak. (...) Mais tarde, porém, encheu-me de coragem e animação os escriptos de litteratos vantajosamente conhecidos nesta capital, dr. Garcia Redondo, dr. Américo de Campos Sobrinho, dr. Júlio Cesar de Silva, Horácio de Carvalho, João de Coimbra e outros, que enviaram-me verdadeiras joias litterarias que hoje enriquecem o meu Almanak. A maior parte dos dados estatísticos foi-me fornecida pelo illustrado dr. João Pedro da Veiga Filho, acreditadissimo advogado desta capital, e digno secretario da Associação Commercial de São Paulo. O acadêmico Norberto de Castro também concorreu para esta publicação (...).

Para sua edição inaugural, o almanaque anunciava seu principal conteúdo: biografias e retratos de Bernardino de Campos e Hippolyto de Camargo, efemérides, “descripção fiel” de “factos succedidos de janeiro a julho de 1895”, literatura, enigmas, charadas, logogrifos, constituições estadual e federal, informações de utilidade pública, indicações para repartições públicas estaduais e federais, horários das estradas de ferro, etc. O número seguinte respeitaria a mesma estrutura, publicando, no entanto, com mais destaque, biografias e retratos de Campos Salles, Garcia Redondo, Prudente de Moraes, Victorino Pereira, Brasílio Machado, João Monteiro, Caetano de Campos, Júlio Ribeiro, general José Jardim, coronel Antônio Proost Rodovalho, marechal Deodoro da Fonseca, etc.

Ao todo, o Almanak Historico-Litterario do Estado de São Paulo vinha com informes gerais e indicadores para comércio e indústria, história, tarifas, estatísticas, tabelas de câmbio, serviços de transporte, entretenimento e outras coisas, além de literatura, calendários e notas cronológicas, informações geográficas e sobre a organização política brasileira, orientações sobre questões jurídicas e burocráticas em geral, notícias gerais, homenagens e perfis, curiosidades, anedotas e publicidade, entre outras coisas.

Fontes:

- Acervo: edições nº 1, de 1896, e nº 2, de 1897.