BNDigital

Aniversários das BNs pelo mundo | Criação da Biblioteca Nacional de Portugal

11 mar 2022

Artigo arquivado em Aniversários das BNs pelo mundo
e marcado com as tags BNP, FBN, Projeto Resgate, Secult

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), localizada em Lisboa, na Cidade Universitária, é considerada a maior depositária do patrimônio intelectual português. Originou-se a partir da reconstituição do acervo bibliográfico e documental de Portugal, após a destruição da antiga Biblioteca Real, ocasionada pelo terremoto de 1755. Desde a criação da Real Biblioteca Pública da Corte, sua denominação inicial, referendada pelo alvará de 29 de fevereiro de 1796, tem como premissa acesso do público geral ao acervo - diferentemente de outras nações europeias que restringiam acesso de suas bibliotecas apenas aos eruditos.

Durante a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil (1808-1821), parte do acervo foi trazido e constituiu, no Rio de Janeiro, a Real Biblioteca - que também teve sua nomenclatura modificada ao longo dos anos, até chegar à atual Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Ao retornar para Portugal, em 1821, a corte portuguesa levou alguns itens do acervo de volta consigo, cobrando indenização do Brasil, por ocasião da independência, ao restante que permaneceu em solo brasileiro.

Ao reestruturar-se, em Portugal, a BNP reuniu algumas das obras provenientes do acervo que estava no Brasil e, também, as da Real Mesa Censória e de conventos extintos no século XIX. Desde 1931, recebe todas as obras publicadas em Portugal, via Depósito Legal, bem como teses e demais obras acadêmicas - essas incorporadas a partir de 1986. A partir de 2012, a Biblioteca Pública de Évora - cujo acervo começa a ser organizado em 1805 - passou a integrar a BNP.

Além terem uma origem mais ou menos comum aos seus acervos, a FBN e a BNP mantêm parcerias e projetos em cooperação (https://www.bn.gov.br/sobre-bn/acordos-cooperacao-parcerias). Uma das parcerias pode ser exemplificada pelo Projeto Resgate Barão do Rio Branco onde, através dos protocolos assinados na Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental - COLUSO -, são organizadas ações para a recuperação de informação documental luso-brasileira, sua salvaguarda, bem como divulgação, microfilmagem e digitalização de peças, etc. (Anais da Biblioteca Nacional). Outra importante parceria é a de intercâmbio de obras entre as instituições (Anais da Biblioteca Nacional).

Essas parcerias são a concretização de iniciativas como as retratadas no Boletim da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro e que, só a partir das décadas de 1980 e 1990, saíram do plano das ideias e ganharam contornos reais. Outra parceria, em implantação desde 2016, é a da Biblioteca Digital Luso-Brasileira que visa dar acesso digital, em uma mesma plataforma, às obras das comunidades lusófonas.

Os acervos da BNP também auxiliam em pesquisas sobre questões brasileiras, como: a descoberta do paradeiro dos restos mortais do Padre José de Anchieta (O Estado); um litígio em questões de fronteiras entre estados brasileiros (Jornal do Brasil), ou mesmo aprofundar o conhecimento sobre a história de nossa própria cultura e regiões (O Cruzeiro), dentre outras.

O acervo documental e bibliográfico da BNP é composto por livros, periódicos, manuscritos, impressos raros, música, cartografia e iconografia, bem como de obras para deficientes visuais. Há também acervo em microfilmes e obras digitalizadas, as quais podem ser encontradas no sítio virtual da instituição. Seu Fundo Geral é estimado em mais de 3 milhões de peças.

Dentre os fundos documentais preciosos da instituição, encontram-se obras do espólio de Florbela Espanca (Jornal do Brasil), Fernando Pessoa (Jornal do Brasil), Lope de Vega (Jornal do Brasil), Cardoso Pires (Jornal do Brasil).

Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre o acervo dessa instituição, que completa 226 anos, com muita vitalidade, bons projetos e exercendo com seriedade a missão de reunir, proteger e disponibilizar todo o conhecimento produzido em território português, deixamos a indicação do artigo de Leonor Antunes, técnica da BNP, publicado nos Anais da Biblioteca Nacional, cuja capa ilustra nossa postagem.

Explore outros documentos:

Jornal do Brasil


Revista do Livro

http://memoria.bn.br/DocReader/393541/12592

http://memoria.bn.br/DocReader/393541/12603


Acervo de impressos na BNP (Anais da Biblioteca Nacional).