BNDigital

Annuario Brasileiro Commercial Illustrado - Almanak Hénault

17 ago 2015

Artigo arquivado em Hemeroteca
e marcado com as tags Almanaque, Arte e cultura, Comércio, Economia, Entretenimento, Fotografias, História, Rio de Janeiro

O Annuario Brasileiro Commercial Illustrado, também conhecido pelo título informal Almanak Hénault, foi um almanaque lançado no Rio de Janeiro (RJ), possivelmente em 1906. Editado por Alexandre Hénault, seu diretor-proprietário, chegou a ter subtítulos como “Guia do commercio e da industria brazileiras” ou “Guia do commercio brasileiro e da União Industrial contra a Contrafacção”. Tinha redação no nº 147 da Rua da Quitanda, além de um endereço em Paris: a Casa M. Foulon & G. Quartin, na Rua Malher nº 20. Conforme o expediente de sua edição de 1909, do 4º ano de publicação, o periódico foi laureado com “Medalha de ouro na Exposição Nacional de 1908”.

Trazendo artigos, reportagens, regulamentos, textos oficiais e legislação girando em torno de assuntos voltados ao comércio e à indústria, além de grande quantidade de ilustrações e fotografias, prosa e verso, tabelas de câmbio e cotações de preços, indicadores gerais de serviços públicos e privados no Rio de Janeiro e fora do estado, informes de utilidade pública, perfis, notícias amenas e curiosas, anedotas, calendários, reproduções de obras de arte, variedades e muitos anúncios, o periódico estava fundamentado na chamada “bela época” carioca, buscando grande inspiração desenvolvimentista em modelos ditados pela sociedade francesa, especialmente quanto ao consumo cultural. Algumas edições eram separadas por estados brasileiros, contando com informações gerais, indicadores comerciais e de serviços públicos, anúncios locais e estrutura político-administrativa de cada ente federativo – cada parte vinha com paginação própria, podendo ser destacada. No plano imagético, o Almanak Hénault explorava bem paisagens naturais, tipos ilustres ou populares e rurais (retratando autoridades ou dando destaque a negros e indígenas), edifícios, monumentos, veículos e locais de emprego da agricultura brasileiros.

Cada edição do anuário vinha dividida em duas partes, possivelmente devido ao tamanho de cada volume, que aparecia com entre 500 a 900 páginas, aproximadamente. A partir de 1910, o Annuario Brasileiro Commercial Illustrado passou a circular válido para o período de dois anos; assim, sua 5ª edição veio para 1910/1911 e sua edição nº 6 para 1912/1913. Todavia, não foram encontrados indícios de que o Almanak Hénault tenha sido editado além de 1913.

Fontes:

- Acervo: edições de 1909, ano 4; de 1910-1911, ano 5; e de 1912-1913, ano 6.