BNDigital

Documentos Biográficos | Pedido de Naturalização de Antonino Esperança

26 ago 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o processo de naturalização de Antonino Esperança.

O requerente era padre, natural da Itália e residia na cidade de Paraibuna, em São Paulo. O documento manuscrito é uma procuração direcionada a Zeferino Honório Ferraz de Abreu, na quakconcede direitos para solicitação da carta de naturalização de cidadão brasileiro do requerente Antonino Esperança. O documento contou com a participação de testemunhas e foi encaminhado à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, nome dado à Cidade do Rio de Janeiro na época.

Observamos neste documento que os pedidos de naturalização deviam ser solicitados e passavam por um processo onde seria deferido ou indeferido, caso não cumprisse as exigências da lei de 23 de outubro de 1832. Ademais, os requerentes também deveriam demonstrar em seus pedidos o desejo de se naturalizar e tornar o Brasil a sua pátria.

O conjunto documental se encontra em bom estado de conservação. Possui três páginas e foi produzido em Paraibuna, São Paulo, no ano de 1868.

Para visualizar o documento, acesse o link da BN Digital.

 

Referências:

Renata Linhares de Araújo, Graduanda em história pela UERJ

Guia de coleções da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional disponível:

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/guia-colecoes-divisao-manuscritos-biblioteca-nacional.

Disponível: Legislação Informatizada - LEI DE 23 DE OUTUBRO DE 1832 - Publicação Original acessado 25/07/2022.