BNDigital

Geografia | Criação do Território Federal do Rio Branco, atual estado de Roraima, Brasil

17 jan 2021


e marcado com as tags Biblioteca Nacional, História do Brasil, Roraima

Em 1943, no contexto mundial da Segunda Guerra, no Brasil, uma delimitação territorial importante aconteceu, a criação do Território Federal do Rio Branco, localizado no Norte do país. A região do Rio Branco foi povoada pelos portugueses apenas no século XVIII, 200 anos após o início da colonização. Devido à localização geográfica, o território sofreu diversas invasões, sobretudo, de espanhóis, holandeses e ingleses com interesses de mão de obra e bens naturais da região.

No final do século XIX, onde a população da região de Boa Vista, atual capital de Roraima ainda era bem pequena, foi criado o município de Boa Vista do Rio Branco. A criação oficial almejava o crescimento da região. Houve também a criação do que hoje é a BR – 174, com o objetivo de interligar Manaus à Boa Vista, importante rota de comércio.

Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, através do decreto – lei n° 5.812 de 1943 criou cinco Territórios Federais, do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú.  A partir da criação do Território Federal do Rio Branco, o governo federal instaurou ações para povoar e dinamizar a região. Foram criadas escolas, curso normal, residências, colônias agrícolas e incentivos para novos habitantes, em especial, os maranhenses. Nos anos seguintes, militares ajudaram na construção da cidade. O garimpo, no final da década de 80 e 90 foi um grande destaques da região, atraindo garimpeiros de todo o país, no entanto, causou grande devastação ambiental.

Em 1962 o território mudou de nome, tornando-se Território Federal de Roraima. O nome Roraima, de origem Yanomami, significa Monte Verde e simboliza o Monte Roraima, localizado na Tríplice Fronteira, Brasil, Venezuela e Guiana. Já em 1988 a partir da Constituição Federal o Território Nacional de Roraima foi elevado a título de estado, permanecendo Boa Vista a capital.

A imagem em destaque é um desenho aquarelado de José Joaquim Freire, datado do século XVIII com o título: “Prospecto da nova povoação de N.Senhora da Conceição, situada na margem oriental do Rio Branco, na distância de 82 léguas da sua foz.”

Acesse:
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1095056.jpg

(Seção de Iconografia)