História da Ciência | Galileu Galilei apresenta ao mundo o telescópio – 25 de agosto de 1609

25 ago 2020

Artigo arquivado em História da Ciência
e marcado com as tags Astronomia, Biblioteca Nacional, Brasiliana Fotográfica, Descobertas Científicas, Galileu Galilei, Geocentrismo, Heliocentrismo, Nicolau Copérnico, Sidereus Nuncius, Telescópio, Thomas Harriot

A fotografia em foco, assim como outras existentes no acervo da Biblioteca Nacional, pertence à coleção Teresa Cristina e apresenta um telescópio concebido pela firma Alvan Clark & Sons para o Observatório Naval dos Estados Unidos.

Nas 24 páginas de Sidereus Nuncius, escrito por volta de 1610, Galileu Galilei reportava as experiências através das quais havia aperfeiçoado a invenção realizada pelos holandeses em 1600. Com esse instrumento, o telescópio, Galileu constata que a superfície da lua não é lisa, mas apresenta crateras; observa que a Via Láctea é constituída de estrelas e não de exalações como afirmava Aristóteles; descobre os satélites em torno de Júpiter. Quase simultaneamente, alguns entendem que antes de Galileu, o matemático e astrônomo inglês Thomas Harriot também inicia observações telescópicas da Lua, de Júpiter e de manchas solares.

Galileu, contrariando o geocentrismo de Aristóteles adotado pela Igreja católica, defende o heliocentrismo, afirmado antes por Copérnico, defendendo que a Terra seria só mais um planeta girando em torno do Sol. A Inquisição não aceita tais concepções e o astrônomo é julgado e condenado pelo Santo Ofício numa sala do convento dominicano de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, sendo obrigado a renunciar às suas crenças.