BNDigital

História do Esporte | Criação do futebol moderno (8 de dezembro de 1863)

08 dez 2020

Artigo arquivado em História do Esporte
e marcado com as tags Campeonato Brasileiro, Cariocas e Paulistas, Cracão do Futebol Moderno, Futebol no Brasil, Secult

A caricatura apresentada em desenho a nanquim é de autoria de Quirino Campo fiorito, pintor, desenhista, crítico e historiador da arte, ilustrador, gravador, caricaturista e professor. Em 1925, quando consta que foi feito o desenho, teve lugar a partida que definiria o campeão do Brasil daquele ano, no terceiro ano da competição. Segundo o periódico O Imparcial de 20 de setembro de 1925, era lamentável que o time carioca, então campeão, não jogasse com seu elenco original e sim com um combinado de jogadores dos times do Flamengo e do Fluminense. Os cariocas mantiveram o título.

A Federação Internacional de Futebol-FIFA, criada em Paris em 1904, considera 1863 como o ano do surgimento do futebol, marcado pela fundação da organização responsável pelo esporte na Inglaterra – The Football Association. Aí foram elaboradas e determinadas as regras originais do futebol moderno. Eram 13 e hoje são 17 os itens regulados pela International Board. Até então, não havia uma uniformização, um regulamento estabelecido que possibilitasse campeonatos entre escolas ou grupos, de forma geral. Na realidade, não havia regras estabelecidas para os jogos com bola.

O esporte veio da Inglaterra para o Brasil pelas mãos de Charles Müller, em 1894. No princípio, teve adesão da elite, restrito que era à camada mais abastada da população. Entretanto, logo tornou-se popular com a criação dos clubes de futebol e atualmente nosso país é conhecido mundialmente pela excelência nessa modalidade esportiva.