BNDigital

História Geral | Termina a I Guerra Mundial (11 de novembro de 1918)

11 nov 2020

Artigo arquivado em História Geral
e marcado com as tags Alteração de Fronteiras, Assassinatos em Sarajevo, Conflitos Armados, Guerra Mundial, I Guerra Mundial, Mão Negra, Secult, Terroristas Sérvios

A obra aí apresentada foi formada pela encadernação de dez fascículos publicados pela Emelie Paul Libraire em Paris, Documents de la Section Photographique de l’Armée Française, cuja aquisição se deu através da Liga Brasileira pelos Aliados.

Em 28 de junho de 1914 morrem pela Mão Negra, grupo terrorista sérvio, Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro e Sofia, Duquesa de Hohnberger que visitavam Sarajevo. Essas terras na fronteira Sul do Império Austro-húngaro, dominado pela Bósnia-Herzegovina, eram ambicionadas pela Sérvia. Em decorrência do assassinato, o Império envia um ultimato aos sérvios, é apoiado pelos alemães, mas a Sérvia recusa parte do acordo. Navios de guerra austro-húngaros bombardeiam Belgrado e os russos começam a mobilizar tropas. Os alemães, confirmando seu apoio ao Império Austro-húngaro, emitem um ultimato para os russos que expira sem acordo,sendo declarada guerra. Logo depois outros países aderem ao que se torna a Primeira Guerra Mundial ou a Grande Guerra.

O Brasil envia tropas em 1917, assim como os Estados Unidos. Nesse ano a Rússia se volta para a revolução que ocorria em seu próprio território.

O mapa do mundo é alterado com fronteiras redefinidas, a vitória é conquistada pelo tríplice Entente – Império britânico, França, Rússia e Estados Unidos - e mais de 19 milhões de vidas são perdidas. O final desse conflito, em novembro de 1918, acaba por prenunciar o início de outro, a II Guerra que tem seu início, em 1939, com o propósito da recuperação de territórios que haviam sido perdidos pela Alemanha.

E aquela seria a “guerra para acabar com todas as guerras”...