BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Comitiva Imperial

16 mar 2021

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Cataratas do Niagara, Comitiva Imperial, Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina Maria, Duque De Saxe, Estados Unidos, EUA, Imperador nos EUA, Imperatriz, Niagara Fals, Retrato, Secult, Visconde De Lamare, Visconde De Sousa Fontes, Visconde Do Bom Retiro , Viscondessa De Fonseca Costa

D. Pedro II percorreu os Estados Unidos entre os meses de abril e julho de 1876.
No dia 4 de junho ele e sua comitiva conheceram as Cataratas do Niágara.
As Cataratas do Niágara (Niagara Falls) são um grupo de três quedas d’água – Cataratas Americanas (American Falls), Véu da Noiva (Bridal Veil) e Cataratas Canadenses (Horseshoe Falls) – na fronteira entre o estado de Nova Iorque (Estados Unidos) e a província de Ontário (Canadá).

D. Pedro e comitiva ficaram hospedados no International Hotel Niagara Falls, de propriedade de J. T. Fulton Jr. Um cartão de propaganda do hotel de 1880 traz os seguintes dizeres: “Das varandas e salões deste edifício, você tem vista para o American Fall, Goat Island, Prospect Park e todo o rio quilômetros acima das Cataratas. O Internacional sempre foi o preferido dos turistas, e entre os últimos hóspedes ilustres estavam o Imperador Dom Pedro de Alcântara e sua comitiva.”

Fotografia de D. Pedro II e sua comitiva em Niagara Falls, feita por Samuel J. Mason em 4 de junho de 1876.

Nesta fotografia podemos ver D. Pedro e a comitiva que o acompanhou na viagem. Foi tomada no parque Prospect Point, localizado na margem estadunidense, com uma visão ampla das cataratas. Feita pelo fotógrafo norte-americano Samuel J. Mason (1849-1917), é um estereograma em papel albuminado, que faz parte da Coleção D. Teresa Cristina Maria.
Estão sentados (da esquerda para a direita): D. Josefina da Fonseca Costa (1808-1896), futura Baronesa (1877) e Viscondessa (1888) de Fonseca Costa, era dama de companhia da Imperatriz; D. Teresa Cristina Maria (1822-1889), Imperatriz; e o Imperador D. Pedro II (1825-1891).

Em pé (da esquerda para a direita, a partir do segundo homem): Joaquim Raimundo de Lamare (1811-1889), Almirante e Visconde de Lamare, militar e político brasileiro, membro do Conselho Imperial, gentil-homem e camareiro do Imperador; Luís Augusto Maria Eudes de Saxe-Coburgo-Gota (1845-1907), Duque de Saxe, viúvo do Princesa Leopoldina, que não acompanhou o Imperador na viagem, mas esteve com ele apenas alguns dias; José Ribeiro de Souza Fontes (1821-1893), futuro Barão (1882) e Visconde (1886) de Sousa Fontes, militar, médico da Família Imperial, membro do Conselho e amigo pessoal de D. Pedro; Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), Visconde do Bom Retiro, advogado e político, era amigo de infância do Imperador, e acompanhou de perto os passos de D. Pedro na viagem por todo o país. O primeiro e o último não foram identificados.

Também faziam parte da comitiva: Arthur Teixeira de Macedo, advogado, tesoureiro da Casa Imperial, formado em Relações Internacionais e futuro cônsul-geral do Brasil, era secretário de D. Pedro e planejou com ele o roteiro da viagem; Karl Henning, professor de D. Pedro de grego, hebraico e sânscrito; Rafael Paiva, criado; as senhoras D. Leonidia Loreto Esposel e D. Joana de Alcântara; e alguns criados (o Imperador não tinha escravos, eram todos assalariados).

James Joseph O’Kelly (1845-1916), jornalista e político irlandês, correspondente especial do New York Herald, também acompanhou o Imperador por toda a viagem, narrando quase diariamente no jornal as andanças de D. Pedro.

No dia seguinte (5 de junho) seguiram todos para o Canadá, onde ficaram por três dias.

(Seção de Iconografia)