BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Saint Louis

08 jul 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Dom Pedro II, Estados Unidos, Missouri, Saint Louis

Continuando sua viagem pelos Estados Unidos, D. Pedro II e comitiva chegaram a Saint Louis (Missouri) em 17 de maio de 1876.

Foram para o Lindell Hotel, onde o prefeito de Saint Louis Henry Overstolz foi dar-lhes as boas vindas. Inaugurado em 1863, o Lindell Hotel foi destruído por um incêndio em 1867, e reinaugurado em 1874; uma curiosidade é que neste hotel foi instalado o primeiro “hamam” (banho turco) dos Estados Unidos.

D. Pedro saiu para conhecer a cidade. Durante o dia visitou edifícios públicos, o hospital psiquiátrico, a Escola Normal e a Biblioteca Pública. À noite foram ao Teatro Olympic.
No dia seguinte embarcaram num vapor para descer o Rio Mississipi rumo a Nova Orleans (Louisiana).

Um dos lugares que D. Pedro visitou foi o imponente edifício Merchants Exchange. Projetado pelo arquiteto Thomas B. Annan, foi construído em 1875, sendo o mais importante edifício da cidade à época, e foi demolido em 1958. Vemos aqui publicado no periódico “O Novo Mundo” em janeiro de 1876: “Estados Unidos – A Praça do Commercio da cidade de St. Louis, Missouri”

Aqui vemos outra imagem de Saint Louis publicada no “O Novo Mundo” em janeiro de 1876: “Estados Unidos – uma rua commercial em S. Louis, Missouri”

Aqui temos uma gravura mostrando aspectos das montanhas do Missouri no início do século XIX. Foi gravada por Friedrich Salathé a partir de desenho de Karl Bodmer, que acompanhou Maximiliano Wied-Neuwied em sua viagem pela América do Norte entre 1832 e 1834. Bodmer fez mais de 400 desenhos de índios, plantas, animais e paisagens durante a viagem, resultando na importante obra em vários volumes de Wied-Neuwied, publicada em alemão, francês e inglês entre os anos 1837 e 1844.

Essa gravura em metal (água-tinta) de Salathé intitula-se “Merkwürdige hügel am obern Missouri = Collines singulières sur le haut Missouri = Remarkable hills on the upper Missouri”. A Biblioteca Nacional possui apenas a prancha avulsa (Plate 34), que faz parte do 2º volume da obra “Travels in the Interior of North America”, publicada em 1844.