BNDigital

Império do Brasil – Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Vassar College

05 jan 2021

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Biblioteca Nacional, Dom Pedro II, Estados Unidos, EUA, Faculdades, Matthew Vassar, Mulheres, Nova Iorque, Observatório Maria Mitchell, Poughkeepsie, Vassar College

D. Pedro II visitou diversas instituições de ensino durante sua viagem aos Estados Unidos em 1876, desde escolas primárias até universidades.

Vassar College foi uma delas. Localizada em Poughkeepsie (Nova Iorque), foi fundada em 1865 por Matthew Vassar. Fazia parte do grupo chamado “Seven Sisters” (Sete Irmãs), faculdades exclusivas para mulheres fundadas no século XIX no Nordeste dos Estados Unidos.

Matthew Vassar (1792-1868), inglês naturalizado americano, foi um rico fabricante de cerveja, comerciante e filantropo. Fundou e patrocinou diversas instituições que recebem seu nome: hospital, museu, asilo, dentre outros. O jornal O Novo Mundo, em artigo publicado em 1874, disse: “Mr. Vassar foi um desses innumeros bemfeitores Americanos que, tendo ajunctado haveres consideraveis na vida afanosa do commercio não querem morrer sem dedicar parte desses haveres á fundação de algum estabelecimento que atteste aos vindouros sua fé na cultura do espirito, como o melhor capital da vida.”

Em 16 de junho D. Pedro conheceu o Vassar College. Foi recebido pelo diretor John Howard Raymond (1814-1878).


Vassar College – gravura publicada no O Novo Mundo em 1878. Ao centro vê-se o Edifício Principal; ao fundo à esquerda o Observatório Maria Mitchell, e à direita o Ginásio.

O imponente Edifício Principal (Main Building) foi construído entre 1861 e 1865. Possuía cinco andares, sendo o maior edifício construído nos Estados Unidos até aquela época. Servia como edifício educacional e residencial – acomodava os dormitórios das alunas e alojamentos dos professores, as salas de aula e escritórios administrativos, biblioteca e galeria de arte. Foi nomeado Marco Histórico Nacional em 1986.

O Observatório Maria Mitchell foi o primeiro edifício do campus a ficar pronto. Recebeu o nome de Maria Mitchell (1818-1889), primeira astrônoma norte-americana, que foi diretora do observatório e professora de astronomia em Vassar. Em 1991 esse edifício foi declarado Marco Histórico Nacional. Atualmente, o antigo observatório abriga escritórios; o telescópio e foi transferido para um novo edifício construído em 1997, chamado Observatório da Classe de 1951.

O terceiro edifício era o Calisthenium and Riding Academy (Ginásio e Academia de Equitação). Possuía academia de ginástica, alojamentos para funcionários e baias para cavalos. “Uma mente sã em um corpo são” – Matthew Vassar dizia que a prática de atividades físicas eram parte essencial do plano educacional. Ao longo dos anos o ginásio foi remodelado várias vezes e recebeu nomes e usos diversos. Em 1875 passou a ser chamado Museu: recebeu a galeria de arte que ficava no Edifício Principal, foi criado um museu de história natural, e também salas de música e auditório para concertos. Em 1890 foi construído um novo edifício para abrigar o ginásio, o Ely Hall. A partir de 1931 o edifício do antigo ginásio passou a ser chamado Avery Hall, em homenagem a Alida C. Avery (1833-1908), médica e professora de higiene e fisiologia de Vassar. Em 2003 ele foi demolido, mantendo apenas a fachada clássica, e o novo edifício construído abriga atualmente o Centro Vogelstein para Drama e Filme.

O periódico O Novo Mundo em 1874, discorrendo sobre o Vassar College no artigo “O ensino superior da mulher”, diz o seguinte: “O facto é que as raparigas, apezar de todos os seus estudos, gozam ahi mais saúde do que nas proprias casas. É engano cuidar-se que os estudos, ainda aturados, são nocivos à saúde. Ao contrário, são um tônico, sendo bem regulados. Não é o trabalho mental que produz dôres de cabeça, enxaquecas, porém sim a falta delle, junctamente com vida irregular, má comida, sapatos perpendiculares, cabello falso e maus pensamentos.”

(Seção de Iconografia)