BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Washington (D.C.)

02 jan 2021

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Dom Pedro II, Imperador nos EUA, Washington DC

D. Pedro II esteve nos Estados Unidos entre abril e julho de 1876, acompanhado por D. Teresa Cristina Maria e comitiva. Desembarcaram em Nova Iorque no dia 15 de abril.

Viajante incansável, queria ver tudo, conhecer tudo. Não viajava como Imperador, pois não era uma viagem oficial. Simples, simpático, culto, tornou-se uma figura bastante popular.
Após atravessar o país até a Costa Oeste, visitando inúmeras cidades de diversos Estados, chegou a Washington (D.C.) em 7 de maio. Ficou hospedado no Arlington Hotel, inaugurado em 1868, que costumava hospedar personalidades e autoridades.

Visitou o Capitólio, sede do Congresso americano, inaugurado em 1800 (mesmo com a construção inacabada); o Instituto Smithsonian, instituição educacional e de pesquisa associada a um complexo de museus, criada pelo Governo com a herança deixada pelo cientista britânico James Smithson; o Observatório Naval (United States Naval Observatory), inaugurado em 1830; a Biblioteca do Congresso (Library of Congress), inaugurada em 1800, que é atualmente a maior biblioteca do mundo; e outras instituições.

D. Pedro e comitiva foram à Pensilvânia participar da cerimônia de abertura da Exposição Universal da Filadélfia (Centennial Exhibition), que ocorreu no dia 10 de abril. Na verdade, a Exposição havia sido o motivo principal de sua viagem aos Estados Unidos, pois D. Pedro havia sido convidado pelo Presidente Grant para o evento. Após a abertura da Exposição, partiu em visita a outros Estados, chegando até a cidade de Nova Orleans (Louisiana), no Sul do país.

Retornou a Washington (D.C.) no dia 31 de abril. Visitou o túmulo do ex-presidente George Washington em Mount Vernon (Virgínia). Continuou suas visitas em Washington até 3 de maio, quando partiu para o Canadá.

As fotografias (em papel albuminado) aqui destacadas fazem parte da Coleção D. Teresa Cristina Maria, doada por D. Pedro II à Biblioteca Nacional.


Retrato de George Washington (1732-1799), primeiro Presidente dos Estados Unidos. Esta fotografia (carte-de-visite), feita por Mathew B. Brady a partir de uma pintura, faz parte do álbum doado por Edward Anthony ao Imperador por ocasião de sua visita aos Estados Unidos.

Telescópios inventados por Alvan Clark & Sons em 1873 para o Observatório Naval. Fotografias sem autoria identificada.

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon856867/icon856867.jpg

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon856869/icon856869.jpg


http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon856868/icon856868.jpg

Fotografias do túmulo de George Washington e do palácio em Mount Vernon, feitas por Alexander Gardner.

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon855781/icon855781.jpg

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon855815/icon855815.jpg

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon855816/icon855816.jpg

(Iconografia)