BNDigital

Império do Brasil | Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Wellesley College

30 set 2020

Artigo arquivado em Império do Brasil
e marcado com as tags 1876, Alexander Agassiz, Biblioteca Nacional, College Hall, Dom Pedro II, Estados Unidos, Estudantes, EUA, Faculdades, Foto, Fotografias, Hammatt Billings, Henry Durant, Horatio Hunnewell, Massachusetts, Mulheres, Pauline Durant, Secretaria Especial de Cultura, Visconde Bom Retiro, Wellesley, Wellesley College

D. Pedro II visitou Wellesley College no dia 13 de junho de 1876. Wellesley College era uma faculdade de artes liberais exclusiva para mulheres, criada por Henry F. Durant e sua esposa em 1875 em Massachusetts.

Ele partiu de Boston rumo a Wellesley, acompanhado pelo Visconde de Bom Retiro (Luís Pedreira do Couto Ferraz, 1818-1886) e por Alexander Emmanuel Rodolphe Agassiz (1835-1910), filho de Louis Agassiz. D. Pedro tinha grande interesse nas escolas norte-americanas. Foram recebidos por H. Durant e conheceram a Wellesley College. Mais tarde visitaram Horatio H. Hunnewell e sua propriedade, e percorreram a cidade.


Laboratório de Wellesley College, ca. 1875. Esta foto em papel albuminado faz parte da Coleção D. Teresa Cristina Maria.

Henry Fowle Durant (1822-1881) formou-se em direito em Harvard e alcançou grande prosperidade exercendo a advocacia em Boston. Em 1855 casou-se com sua prima Pauline Fowle Durant (1832-1917) e comprou uma residência de verão no noroeste de Needham (Massachusetts). Passou a ser vizinho de seu amigo e parente Horatio Hollis Hunnewell (1810-1902), um próspero investidor e o mais importante horticultor dos Estados Unidos no século XIX. Hunnewell possuía uma extensa propriedade que era chamada Wellesley em homenagem à família de sua esposa.

Henry F. Durant e sua esposa decidiram utilizar sua fortuna na criação de uma instituição educacional para mulheres, nos moldes da Vassar e Mount Holyoke College. Em 1870 o Wellesley Female Seminary (Seminário Feminino Wellesley) foi licenciado, e a construção teve início em 1871. Em 1873 foi renomeado, passando a chamar-se Wellesley College. Foi erguido nas terras de Hunnewell, às margens do Lago Waban. Anteriormente toda essa área pertencia à cidade de Needham, mas em 1881 a cidade de Wellesley foi emancipada, e hoje faz parte da região metropolitana de Boston. Tanto a cidade quanto o College receberam o nome da propriedade de Hunnewell.

Em 1875 o Wellesley College foi inaugurado. Originalmente havia um único edifício, chamado College Hall, que foi projetado pelo arquiteto Charles Howland Hammatt Billings (1818-1874). Possuía cinco andares, e servia tanto como edifício educacional quanto residencial. Abrigava salas de aula, escritórios, laboratórios, dormitórios, refeitório, biblioteca, capela, ginásio e até uma galeria de arte. A coleção da biblioteca iniciou-se com ca. 7.600 volumes que foram doados por Henry e Pauline Durant.

O Wellesley College faz parte do grupo historicamente chamado Seven Sisters Colleges (Sete Faculdades Irmãs), que refere-se a sete instituições de ensino superior do nordeste dos Estados Unidos criadas no século XIX exclusivamente para mulheres. Atualmente apenas cinco faculdades fazem parte desse grupo, e são coletivamente chamadas The Sisters (As Irmãs).

Em 1914 o College Hall foi atingido por um incêndio. Ninguém morreu ou ficou ferido, mas o edifício foi totalmente destruído. As causas desse incêndio nunca foram esclarecidas; a hipótese é que tenha havido um problema elétrico no laboratório. O College Hall não foi reconstruído. Atualmente o campus do Wellesley College possui diversos edifícios, e é considerado uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

(Seção de Iconografia)