BNDigital

Literatura | Carlos de Laet, jornalista e poeta brasileiro

07 dez 2020

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Intelectuais Brasileiros, Secult

Carlos Maximiliano Pimenta de Laet nasceu em 1847, no Rio de Janeiro; frequentou centros educacionais relevantes no século XIX, como o Colégio Pedro II e a Escola Central. A Escola Central, atual, Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedicava-se à formação em engenharia, matemáticas e ciências naturais. Carlos graduou-se em engenharia, porém, não seguiu carreira, inclinando-se à docência e ao jornalismo.

Como professor atuou no Colégio Pedro II, lecionando disciplinas de Letras, Aritmética e Geografia. Em 1889, aceitou um cargo como deputado, porém, o advento da República não permitiu que seguisse no cargo. Ainda durante o início da República, o jornalista interveio para que o nome do Colégio Pedro II não fosse alterado, sendo logo em seguida demitido de seu cargo.Foi então, aposentado e anos depois retornou às atividades no referido Colégio. Atuou, ainda, no Seminário São José do Rio de Janeiro e no Externato São Bento.

Na carreira jornalística trabalhou em jornais de destaque como,Diário do Rio, Jornal do Commercio, Jornal do Brasil. Escrevia sobre literatura, monarquia, crítica poética, catolicismo e costumes. Católico, recebeu o título de Conde concedido pelo Vaticano. Na Academia Brasileira de Letras foi fundador da cadeira nº 32 e presidente eleito em 1919 e presidente da primeira comissão do Dicionário da instituição. Falecido em 1927 teve algumas obras póstumas publicadas pela Fundação Casa de Rui Barbosa.

O desenho de Carlos de Laet é um dos 40 que pertence ao Sonetos Brasileiros. A obra possui desenhos originais organizados por Laudelino Freire e desenhado por Garnier.

Acesse:

Sonetos Brasileiros e o desenho de Carlos

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon960829/icon960829.htm

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon960828/icon960828_034.jpg

Conferência de 1902 feita no Círculo Catholico da Mocidade.

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or138308/or138308.pdf