BNDigital

Literatura | Carpeux por Alvarus - Crítica e caricatura

14 dez 2020

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Caricatura, Correio da Manhã, Escritores, Jornalismo, Secult

Otto Maria Carpeaux (Viena, 1900, Rio de Janeiro, 1978), veio da Europa para o Brasil com sua esposa em 1938, em virtude da ascensão nazista. Naturalizou-se brasileiro em 1944, quando mudou seu sobrenome de Karpfen para Carpeaux. Com formação em diversas áreas e o domínio de várias línguas, inclusive o Português. Jornalista e escritor, sua obra de maior relevância é a História da Literatura Ocidental. O Senado Federal publicou a 3ª edição dessa obra cujo prefácio é um artigo em que Carpeaux escreve sobre a origem da prática de se escreverem... prefácios! Essa edição encontra-se em PDF no próprio portal do Senado Federal.

Morando em São Paulo, ainda sem emprego, Carpeaux lê um artigo do crítico Álvaro Lins e envia a este uma carta comentando o que lera. Essa carta acaba resultando em convite para que viesse para o Rio trabalhar no Correio da Manhã. Carpeaux conseguiu, então, recuperar itens de sua biblioteca que havia vendido para conseguir sobreviver. Trabalha também para a Enciclopédia Mirador e pede à Antônio Cândido, de quem se torna amigo, que fizesse o verbete sobre Literatura brasileira.

Atuando como jornalista, crítico, acaba por despertar o antagonismo de um grupo de esquerda que o acusava, inclusive, de simpatizante do nazismo. Num determinado ponto de sua carreira passa a escrever textos fortes contra a ditadura militar.

Carpeaux está aí representado em caricatura, desenho a nanquim, pela caneta de Alvarus - Álvaro Cotrim (Rio de Janeiro, 1904 - 1985). Caricaturista, jornalista, historiador da arte, escritor e professor, Alvarus, através do humor e da observação acurada dos caricaturados empenhava-se em absorver não só os detalhes fisionômicos, mas, exercendo a arte da caricatura com maestria, captava mesmo o caráter dos assim retratados constituindo com suas imagens elementos importantes para o estudo de sociedades.