BNDigital

Literatura | Franz Kafka, ícone da literatura mundial

03 jun 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Franz Kafka, Literatura, Secult

Franz Kafka, ícone da literatura mundial, nasceu em Praga no dia 3 de julho de 1883 em uma família de judeus de classe média. Ainda na infância perdeu seus dois primeiros irmãos, o que o fez assumir o cargo de irmão mais velho e auxiliar na criação de suas três irmãs. Convivia pouco com os pais que trabalhavam o dia inteiro na loja da família. Devido à perda precoce dos irmãos e a ausência do pai, desde muito cedo Kakfa conviveu com a solidão, o que pode ter contribuído para que a escrita fosse sua forma de expressão.

Formou-se em direito e trabalhou em uma companhia de seguros. A noite dedicava-se à escrita. Sua produção literária não lhe rendia proventos suficientes, por isso, enquanto sua saúde permitiu, conciliou os dois ofícios. A literatura era sua verdadeira vocação, mas não viveu para ver sua obra reconhecida. Entre suas obras mais famosas estão: “A metamorfose”, “O processo” e “Carta ao pai”.

Apesar de seus textos realistas e obscuros, era uma pessoa simpática e agradável. De hábitos boêmios e um grande amante do sexo feminino, teve muitas mulheres, noivou três vezes, mas nunca casou. Em 1917 recebeu o diagnóstico de tuberculose, e em 1924 o quadro se agravou e foi internado pela família em uma clínica. Em 3 de junho de 1924, aos 40 anos, Kafka não resistiu è doença e faleceu. Ao seu amigo e também escritor Max Brod, Kafka orientou que destruísse seus escritos e não deixasse que novas edições do que já havia publicado fossem lançadas após sua morte. Para nossa sorte Brod decidiu não respeitar o desejo do amigo. A obra de Kafka começou a fazer sucesso durante a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1980 era conhecida mundialmente.

(Seção de Iconografia)