BNDigital

Literatura | Gustave Flaubert é absolvido da acusação contra seu livro Madame Bovary, considerado imoral

08 fev 2021

Artigo arquivado em Literatura
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Gustave Flaubert, Literatura, Madame Bovary, Secult

Gustave Flaubert (1821-1880) foi um escritor francês que escreveu um dos clássicos da literatura mundial: Madame Bovary. A obra, publicada na Revue de Paris no período de 15 de outubro a 15 de dezembro de 1856, foi considerada ofensiva à moral pública e religiosa e aos bons costumes.

Naquele período se acreditava que a literatura era altamente influenciável e que lendo esse romance as mulheres seriam incentivadas a infringir regras sociais. Foi nessa linha que o promotor Ernest Pinard seguiu em sua acusação.

Uma das acusações de Pinard consistia em uma crítica ao realismo de Flaubert ao retratar a personagem principal Emma Bovary ainda mais bela após o adultério. Pinard também o acusava de não possuir nenhuma personagem virtuosa em seu romance que pudesse acusar Emma. Esses motivos faziam crer que o texto incentivaria outras mulheres a seguirem o mau exemplo.

Flaubert não acreditava que a literatura exercesse tal influência sobre o comportamento humano.Para ele a literatura era uma arte em si mesma e não possuía qualquer sentido utilitarista. Ainda assim seu advogado Jules Sénard decidiu defendê-lo seguindo a mesma linha do promotor e alegou que o romance na verdade promovia aversão a tais transgressões uma vez que apresentava um fim trágico à personagem adúltera. A astúcia do advogado deu a Flaubert a absolvição num dos processos mais famosos da história da literatura.

(Seção de Iconografia)