BNDigital

Memória | 2 de outubro de 1947 - Inauguração do Museu de Arte de São Paulo, MASP

02 out 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Arte Brasileira, Biblioteca Nacional, Masp, Museu, Secult

A reportagem publicada pelo jornal Diário da Noite (SP) em 26 de setembro de 1947 anunciava a inauguração doMuseu de Arte de São Paulo, que ocorreria no dia 2 de outubro do mesmo ano. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP,foi o primeiro museu moderno brasileiro, fundado pelo empresário Assis Chateaubriand. O museu é uma organização privada, sem fins lucrativos e uma das principais instituições museológicas e artísticas do país.

Na década de 40, o estado de São Paulo vivia o contexto de consolidação das indústriase do crescimento econômico e populacional. O empresário Assis Chateaubriand, proprietário de diversos veículos de comunicação, jornais, revistas, rádios, editoras, agências de notícia; vislumbrava a criação de um museu. A princípio, omuseu foi idealizado para a cidade do Rio de Janeiro, à época capital nacional, com espaços culturais e arquitetônicos bem estabelecidos. Porém, Chateaubriand acreditava que a elite paulistana teria interesse no novo empreendimento cultural.

Chateaubriand com os auxílios de Pietro Maria Bardi, colecionador e crítico de arte e de sua esposa, a arquiteta Lina Bo Bardi, idealizaram a criação e o conceito do Museu. Quando inaugurado, em 2 de outubro de 1947, o MASP funcionava em um espaçodo Edifício Guilherme Guinle, no centro de São Paulo. A inauguração contou com a presença de políticos e de nomes relacionados ao cenário artístico e cultural brasileiro. Ainda nos primeiros anos, os cursos livres sobre História da Arte foram ministrados, além da realização de algumas exposições. Com o crescimento do acervo e das demandas oferecidas ao público, o Museu passou a ocupar outros andares do prédio.

Com o constante crescimento do MASP, em 1958, a atual sede, localizada na Avenida Paulista foi arquitetada por Lina Bo Bardi e inaugurada em 7 de novembro de 1978. Atualmente, o complexo arquitetônico, cultural e museológico possui mais de 11 mil itens em seu acervo, como pinturas, esculturas, fotografias, peças de vestuário. O MASP é patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, e possui o maioracervo de arte europeia no Hemisfério Sul.

Para acessar a reportagem do Diário da Noite (SP) na íntegra, acesse.