Memória | Início das obras da Estação Central do Brasil - 11 de junho de 1858
11 jun 2021
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Em 1852, no contexto de modernização do Império, é expedido o decreto que autoriza a construção de estradas de ferro unindo a Corte à Minas e São Paulo. A primeira linha férrea foi a Estrada de Ferro Mauá, de 1854.
Em 1855 são aprovados os estatutos da Companhia Estrada de Ferro D.Pedro II que cumpriria os objetivos de modernização, unindo as províncias mais prósperas. A direção da Companhia era de Christiano Benedicto Ottoni. O governo oferecia várias vantagens como o direito a desapropriação de terrenos, isenção de pagamento de direitos de importação de trilhos, carvão e máquinas, garantia de juros de 5% do capital empregado na obra, entre outras.
A estação D.Pedro II é inaugurada em 1858 no Campo da Aclamação, atual Campo de Santana, centro do Rio de Janeiro, e para sua construção foi demolida a Igreja de Santana. O primeiro trecho ligava a estação da Aclamação à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu, atual Queimados.
A estação do Campo da Aclamação é o prédio que se vê na foto apresentada e que foi demolido na década de 1930 no governo de Getúlio Vargas para expansão do sistema ferroviário e abertura da Avenida Presidente Vargas. O edifício atual, de formas geometrizadas características de Arquitetura Art Déco é o ponto de partida de trens urbanos da cidade do Rio de Janeiro.
Collecção de 44 vistas photographicas da Estrada de Ferro D. Pedro 2.
Ver na Brasiliana fotográfica
Em 1855 são aprovados os estatutos da Companhia Estrada de Ferro D.Pedro II que cumpriria os objetivos de modernização, unindo as províncias mais prósperas. A direção da Companhia era de Christiano Benedicto Ottoni. O governo oferecia várias vantagens como o direito a desapropriação de terrenos, isenção de pagamento de direitos de importação de trilhos, carvão e máquinas, garantia de juros de 5% do capital empregado na obra, entre outras.
A estação D.Pedro II é inaugurada em 1858 no Campo da Aclamação, atual Campo de Santana, centro do Rio de Janeiro, e para sua construção foi demolida a Igreja de Santana. O primeiro trecho ligava a estação da Aclamação à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu, atual Queimados.
A estação do Campo da Aclamação é o prédio que se vê na foto apresentada e que foi demolido na década de 1930 no governo de Getúlio Vargas para expansão do sistema ferroviário e abertura da Avenida Presidente Vargas. O edifício atual, de formas geometrizadas características de Arquitetura Art Déco é o ponto de partida de trens urbanos da cidade do Rio de Janeiro.
Collecção de 44 vistas photographicas da Estrada de Ferro D. Pedro 2.
Ver na Brasiliana fotográfica
