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Memória | Início das obras da Estação Central do Brasil - 11 de junho de 1858

11 jun 2021

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Em 1852, no contexto de modernização do Império, é expedido o decreto que autoriza a construção de estradas de ferro unindo a Corte à Minas e São Paulo. A primeira linha férrea foi a Estrada de Ferro Mauá, de 1854.

Em 1855 são aprovados os estatutos da Companhia Estrada de Ferro D.Pedro II que cumpriria os objetivos de modernização, unindo as províncias mais prósperas. A direção da Companhia era de Christiano Benedicto Ottoni. O governo oferecia várias vantagens como o direito a desapropriação de terrenos, isenção de pagamento de direitos de importação de trilhos, carvão e máquinas, garantia de juros de 5% do capital empregado na obra, entre outras.

A estação D.Pedro II é inaugurada em 1858 no Campo da Aclamação, atual Campo de Santana, centro do Rio de Janeiro, e para sua construção foi demolida a Igreja de Santana. O primeiro trecho ligava a estação da Aclamação à Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu, atual Queimados.

A estação do Campo da Aclamação é o prédio que se vê na foto apresentada e que foi demolido na década de 1930 no governo de Getúlio Vargas para expansão do sistema ferroviário e abertura da Avenida Presidente Vargas. O edifício atual, de formas geometrizadas características de Arquitetura Art Déco é o ponto de partida de trens urbanos da cidade do Rio de Janeiro.

Collecção de 44 vistas photographicas da Estrada de Ferro D. Pedro 2.

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