BNDigital

Memória | O Museu do Louvre é inaugurado oficialmente em Paris, França

10 ago 2021

Artigo arquivado em Memória
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Exposições, Fotojornalismo, Guerra Franco-Prussiana, Monumentos de Paris, Museu do Louvre, Museus do Mundo, Museus e Preservação, Secult

menso palácio às margens do Rio Sena, local estratégico que oferecia proteção ao rei Filipe Augusto como fortaleza que era por volta de 1190, quando foi construído. Depois, residência palaciana que por conta de guerras foi preterida pela realeza em favor dos castelos do Loire. Francisco I (1494-1547) empreende a modernização do palácio, concluída por Luís XIV. O rei-sol aprecia e aprova a ideia de alguns nobres e intelectuais para que o prédio abrigasse um museu, mas foi a Revolução francesa que abriu a Grande Galeria, com obras de coleções reais, ao público. A partir daí, do primeiro aniversário da deposição do rei Luís XVI, todos teriam acesso àqueles tesouros. O Louvre, considerado o museu mais visitado do mundo, tem, assim como tantos outros museus, sua história ligada a expressões políticas e ao poder.

A imagem faz parte de um conjunto de 110 fotografias, dispostas em dois álbuns, captadas por Bruno Braquehais, fotógrafo francês, pioneiro do fotojornalismo. Constam dos álbuns imagens que documentam a destruição de prédios e monumentos no desespero da Comuna de Paris após sua derrota pelas tropas francesas. A Comuna teve lugar em 1871 com a rendição da cidade selando o fim da Guerra franco-prussiana.O álbum faz parte da coleção Thereza Christina Maria, compilada pelo imperador Pedro II, do Brasil, e doada por ele para a Biblioteca Nacional do Brasil.

(Seção de Iconografia)


Braquehais, Bruno. Bibliothéque du Louvre. 1 foto: papel albuminado, p&b; 16 x 20,8cm. In. Braquehais, Bruno (1823-1875). Siège de Paris: album historique des malheurs de la France: álbum 1.