BNDigital

Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez: 20 anos da publicação de uma das suas maiores obras: Iconografia do Rio de Janeiro (1530-1890)

15 jul 2020

Artigo arquivado em Rio de Janeiro
e marcado com as tags Biblioteca Nacional, Gilberto Ferrez, Iconografia, Rio de Janeiro

Em 2020 completa-se 20 anos da morte de Gilberto Ferrez e 20 anos da publicação da sua maior obra para todos aqueles que apreciam as imagens do Rio de Janeiro e buscam conhecer o desenvolvimento da cidade, a evolução arquitetônica de seus edifícios, a maneira de viver de seus habitantes e os trajes, usos e costumes dos meios de transporte, comemorações históricas, por exemplo.

A obra Iconografia do Rio de Janeiro (1530-1890) – Catálogo Analítico, publicado em dois volumes no ano 2000, apenas poucos meses após o falecimento do autor, apresenta uma coletânea de 238 imagens das 4.495 reunidas por Gilberto Ferrez ao longo de 40 anos de pesquisa. O autor realizou a catalogação de imagens do Rio de Janeiro entre os séculos XVI e XIX e nela registrou o máximo de informações como autoria, o título, a datação, acervo em que estão depositadas, além de fazer uma breve descrição da obra salientando as características do local e seu momento histórico. O pesquisador percorreu coleções públicas e privadas em busca de gravuras, pinturas, mapas, plantas e desenhos que revelassem o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro.

Uma das imagens que consta na referida publicação, página 108, é o do Aqueduto do Rio de Janeiro. A gravura colorida feita água tinta de Bonatti da Iconografia pode ser consultada na BN Digital através do link:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon108784/icon108784.jpg

Autor de diferentes estudos com destaque para “A fotografia no Brasil e um dos seus mais dedicados servidores: Marc Ferrez, 1843-1923” que é considerado uma importante contribuição para o ineditismo de produções acerca da história da fotografia. Gilberto Ferrez teve seu trabalho reconhecido internacionalmente e é apontado um dos maiores especialistas em iconografia brasileira, além de pioneirismo no estudo da história da fotografia no Brasil. O seu interesse pelo Brasil, principalmente, Rio de Janeiro, surgiu quando ainda tinha 19 anos durante sua viagem por diversos países da Europa com seu pai Júlio Ferrez (1881-1946), comerciante e cineasta.

Nasceu no Rio de Janeiro em 1908. Quando jovem trabalhou nos estabelecimentos comerciais da família e na administração do cinema Pathé, por exemplo. Assíduo freqüentador da Biblioteca Nacional, em paralelo ao seu trabalho de comerciante, tornou-se um grande pesquisador, não apenas dos trabalhos de seu avô, Marc Ferrez (1843-1923), mas também de outros fotógrafos com a temática Brasil no século XIX, além realizar pesquisas em países como: Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Holanda, Inglaterra entre outros.

O seu bisavô, o escultor Zépherin Ferrez (1797-1851) veio ao Brasil integrando a Missão Artística e acabou se fixando por aqui. Foi o responsável pela autoria da primeira medalha, desenhada e cunhada no Brasil, comemorativa para a Aclamação de D. João VI, em 1820.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e conselheiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Gilberto Ferrez engajou-se no tombamento de monumentos arquitetônicos cuja restauração era baseada em seus estudos de iconografia.

Importante ressaltar também o seu legado em fotografias, como por exemplo, a sua coleção de vistas tiradas em suas escaladas nas montanhas fluminenses ou nos Alpes suíços. Além dos registros das suas incursões pelo interior do Brasil e demais países europeus e africanos.

Um dos textos do pesquisador que podemos ter acesso disponível na BN Digital é “A muito leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro – quatro séculos de expansão e evolução” que foi produzido em razão da comemoração do IV centenário da fundação da cidade do Rio de Janeiro por iniciativa de Raymundo de Castro Maya. Em virtude de seu profundo conhecimento acerca da documentação histórica da cidade do Rio de Janeiro,
Gilberto Ferrez foi convidado para selecionar documentos no Brasil e fora dele que mostrassem o desenvolvimento da cidade, além de redigir as legendas explicativas e uma introdução histórica.

A Biblioteca Nacional possui um exemplar na Seção de Obras Raras. Para ver o documento disponível para consulta na BN Digital, acesse:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/bndigital2046/bndigital2046.pdf