BNDigital

Série Documentos Biográficos | Decreto de demissão do serviço do exército e pedido de naturalização de Guilherme Mayer

28 jul 2022

Artigo arquivado em Série Documentos Biográficos

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o decreto de concessão de demissão do serviço do exército a vários oficiais, dentre os quais o alferes do 14º Batalhão de Infantaria Guilherme Mayer. Este pede ainda sua carta de naturalização.

O documento faz referência ao pedido de naturalização do requerente, sem nacionalidade informada, apresentado em 4 de Novembro de 1854 e assinado pelo Brigadeiro Comandante da Divisão Auxiliadora,  que faz elogios à postura do alferes durante sua presença no exército. Cita também o pedido de demissões do exército, assinado pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, Marquês de Caxias, em 14 de Julho de 1855.

Na segunda página do documento informa-se que existem um requerimento, na Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, e um ofício arquivado do Presidente da Província do Rio Grande do Sul, datado de 27 de Agosto de 1854, em que estão assinalados nomes de oficiais estrangeiros que, por merecimento, se dirigiam à Corte, a fim de desfazer seus contratos com o exército. Nesse mesmo documento, exprime-se uma opinião sobre o Alferes Mayer: em função do seu bom comportamento no exército, seria aproveitado.

O documento é assinado no dia 6 de Agosto de 1855 e tem autoria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra. Possui 2 páginas, a segunda das quais contém o selo com o brasão do Império,  e pode ser acessado no site da BN Digital, pelo link abaixo:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1568952/mss1568952.pdf