BNDigital

Série Documentos Biográficos | Pedido de Manoel da Rocha para refugiar-se no Brasil

26 out 2022

O “Projeto Documentos Biográficos: um retrato da vida cotidiana do Império (1808-1868)”, desenvolvido pela parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional, o CONARQ e a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresenta o requerimento do português Manoel da Rocha.

O requerente, tenente das Ordenanças da Villa Nova de Gaia no reino de Portugal, pede para refugiar-se no Brasil, por estar sofrendo perseguição do governo de D. Miguel em setembro de 1829.

O tenente chegou ao Brasil no dia 27 de Setembro de 1829. Informou ter fugido de Portugal temendo problemas com o governo do infante D. Miguel, que a partir de 1828 assumira o trono português no lugar de sua sobrinha D. Maria II, filha de D. Pedro I. Manoel da Rocha alega fidelidade à D. Maria II, à qual havia prestado serviços; que deixou Portugal para escapar à perseguição do governo de D. Miguel e, consequentemente, à prisão.

Junto ao documento, há um abaixo assinado, datado de 30 de Setembro de 1829, que atesta a chegada do tenente ao porto do Rio de Janeiro, confirmando sua ligação política com D. Maria II, a qual, segundo o requerente, era a legítima soberana de Portugal.

Na primeira página da carta, na margem esquerda superior do documento, há a seguinte anotação manuscrita: “que seja contemplado”, levando a crer que Manoel da Rocha teve seu pedido atendido.

O documento tem 3 páginas e está disponível no site da BN Digital.

Para mais informações, basta acessar o link:
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1568917/mss1568917.pdf