Charles Hartt

Charles Hartt

Charles Hartt (1840-1878)

Nascido no Canadá e naturalizado americano, estudou Ciências na Harvard University. Charles Frederick Hartt mostrava vasto interesse pela natureza já na infância. A mania de colecionar pedras e fósseis transformou-se em paixão.

Aos 20 anos, já naturalizado americano, foi estudar Geologia e Paleontologia no Museu de Zoologia Comparada, da Universidade de Harvard, onde foi discípulo de Jean Louis Agassiz. Depois de perder credibilidade diante dos cientistas da época, Agassiz promove, em 1865, a imensa expedição Thayer, da qual Hartt participa, que chegara ao Brasil em busca de fatos que comprovassem a teoria criacionista. Surge daí o primeiro contato do então assistente Charles Hartt com o país. O grupo de pesquisadores passou 15 meses em terras brasileiras.

A segunda visita acontece em 1870, quando vem por conta própria e passa três meses no arquipelágo de Abrólios, no Sul da Bahia. Já como professor da Universidade de Cornell, organiza a expedição Morgan, período em que Hartt alimenta a idéia de criar um serviço de estudos geológicos no Brasil. Nesta segunda expedição ao Brasil, Hartt derrubou as teorias criacionistas de seu mestre, tornando-se um adepto das teorias darwinistas. Em 1871 publica um trabalho no qual confirma não ter visto nenhuma sugestão de ação glacial no território pesquisado. Foi diretor da Comissão Geológica do Brasil e possui o título de pai da geologia no Brasil por ter sido o pioneiro no convencimento das autoridades da importância do conhecimento geológico para o país. Morreu aos 38 anos vitima da febre amarela.

O trabalho de Charles Frederick Hartt é até hoje uma grande fonte de estudos. Artigos, fotos, mapas, desenhos e fósseis do naturalista encontram-se em três arquivos no Brasil e três nos Estados Unidos. Boa parte do material ainda não foi catalogado.

Fontes:

http://www.mining.hpg.ig.com.br/noticias_velhas.htm

http://www.fgel.uerj.br/dgrg/webdgrg/quadrodeavisos/outubro03/av%C3%B4_da_geologia.htm

http://www.ufmg.br/boletim/bol1334/quinta.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *