BNDigital

Guerra das Penas: os Panfletos Políticos da Independência (1820-1823)…

< Voltar para Dossiês

Informações sobre os autores

Lucia Maria Bastos Pereira das Neves

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-Doutorado pela UFRJ e UFMG. É Professora titular de História Moderna da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Programa Pró-ciência da Uerj. Investigadora colaboradora do Centro de História da Universidade de Lisboa. Membro do Projeto Iberconceptos (2007 aos dias de hoje). Coordena o Pronex (FAPER/CNPq) Caminhos da História Política no Império do Brasil. Coordena o grupo de pesquisa ideias, Cultura e Política na formação da nacionalidade brasileira, cadastrado no GRPesq/CNPq. Suas áreas de pesquisa voltam-se para as Independências, a história dos conceitos, a questão das linguagens políticas no mundo luso-brasileiro na primeira metade do século XIX, a história da circulação das ideias entre Portugal, Brasil e França entre o final do século XVIII e meados dos oitocentos e história da censura. Entre suas publicações, destacam-se Corcundas e constitucionais: a cultura política da Independência (Faperj/Contratempo, 2003) e Napoleão Bonaparte: imaginário e política em Portugal (c. 1808–1810) (Alameda Editorial, 2008). Coorganizadora de várias coletâneas, entre as quais Guerra literária. Panfletos da Independência (1820–1823) (2014), com José Murilo de Carvalho e Marcello Basile, e Oliveira Lima e a longa História da Inde-pendência (2021), com André Heráclio do Rêgo e Lucia Guimarães. Publicou artigos em periódicos especializados no Brasil e no exterior.

 

Guilherme Pereira das Neves

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1993). Pós-Doutorado pelo IHGB. É Professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Investigador colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa. Membro do Projeto Iberconceptos (2007 aos dias de hoje). Integrante do projeto Pronex (FAPER/CNPq) Caminhos da História Política no Império do Brasil. Suas áreas de investigação voltam-se, sobretudo, para o período de fins do século XVIII e inícios do século XIX em sua dimensão política, procurando pensar o lugar da religião, da cultura escrita na história do mundo luso-brasileiro.  Tem interesse em História da Historiografia, História das Linguagens Políticas, História da Educação e História da Música. Entre suas publicações destacam-se E Receberá Mercê: a Mesa da Consciência e Ordens e o clero secular no Brasil, 1808-1828 (Prêmio Arquivo Nacional, 1977), História, teoria e variações (Contracapa, 2011) e organizador (em conjunto com Lucia Maria Bastos P. Neves e Fátima Sá e Melo Ferreira) de Linguagens da Identidade e da diferença no mundo Ibero-americano (1750-1890) (Paco Editorial, 2018). Publicou artigos em periódicos especializados no Brasil e no exterior.

 

Marcello Otávio Neri de Campos Basile

Graduação em História (1996), Mestrado em história (2000) e Doutorado em História Social (2004) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Associado de História do Brasil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante do projeto Pronex (Faperj/CNPq) Caminhos da História Política no Império do Brasil. Suas áreas de interesse são: Rio de Janeiro, Regência, Primeiro reinado, Independência, Imprensa, revoltas, manifestações cívicas, nação e cidadania. É autor de Ezequiel Corrêa dos Santos: um jacobino na Corte imperial (Getúlio Vargas); A politização das ruas: projetos de Brasil e ação política no tempo das Regências (Editora do Senado Federal) e, juntamente com José Murilo de Carvalho e Lucia Bastos, organizou as obras Às armas, cidadãos! Panfletos manuscritos da Independência do Brasil (1820-1823) e Guerra literária: panfletos da Independência (1820-1823). Publicou artigos em periódicos especializados no Brasil e no exterior.

 

Ana Carolina Galante Delmas

Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na UERJ. Atualmente é bolsista de Pós-doutorado FAPERJ. Tem experiência nas áreas de História do Brasil no Período Joanino e do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história política, mediações, história cultural, relações sociais, história dos costumes, história do livro e biografias. Atuou como professora de história na graduação e pós-graduação da UERJ em diversas disciplinas, bem como orientadou de trabalhos de graduandos e pós-graduandos. Tradutora de inglês. Publicou artigos em periódicos nacionais.

Parceiros