BNDigital

Periódicos em Língua Alemã no Brasil

< Voltar para Dossiês

Apresentação

A criação da Hemeroteca Digital Brasileira, a partir da digitalização do acervo de microfilmes da Coleção de Periódicos da Biblioteca Nacional Brasileira, lançou luz sobre um conjunto expressivo de publicações em língua estrangeira editadas no Brasil – a maior parte delas em alemão, mas também em árabe, hebraico e italiano.

A maioria dessas publicações foi produzida pelas comunidades de imigrantes que se estabeleceram no País ao longo dos séculos XIX e XX. Os periódicos constituem um precioso registro sobre a relação dessas populações com a nova terra e com as suas próprias raízes.

Em 2017 o, conjunto de periódicos em língua alemã em microforma foi objeto de um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Universidade Federal do Paraná – UFPR com a finalidade de aprimorar as formas de acesso aos jornais da colônia alemã. A UFPR alocou dois bolsistas de mestrado nas atividades de identificação e catalogação do material digitalizado, o que possibilitou a correção dos dados catalográficos e uma análise mais aprofundada do conteúdo desses jornais.

Como resultado desse esforço, foram elaborados textos que contextualizam a produção e a temática dos periódicos em língua alemã custodiados pela Biblioteca Nacional. Publicados originalmente em português e em alemão na seção de artigos do portal da BNDigital, os textos encontram-se agora reunidos neste dossiê. 

Parceiros