BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Almenáras

por Maria Ione Caser da Costa

Almenáras é uma publicação com periodicidade mensal e de temática variada, criada no município de Cachoeira, Bahia. Uma revista que se apresenta como literária, científica, humorística, comercial e noticiosa. Com redação à rua do Alambique, número 4, traz em suas páginas notícias, biografias, poemas e crônicas. A Biblioteca Nacional possui cinco exemplares: ano 1, números de 1 a 5 correspondendo aos meses de março, junho, agosto, setembro e novembro de 1921, respectivamente. O editorial do primeiro exemplar, sob o título de “Nossa profissão de fé”, anota:


 

“Era palpitante a necessidade, nestes tractos da terra pinturesca do Paraguassú, de uma revista, vasada em novos moldes, que representasse a physionomia do nosso meio litterario e scientifico. Almenáras é a revista, que apresentamos aos leitores benévolos e às gentis leitoras patrícias. Nos tempos medievais, [...] nos pináculos dos castellos, flammejavam, como signais de rebate ou avisos outros, almenáras, fogos rubros, que espancavam as brumas do horizonte. [...] Estes fachos radiosos são a Almenáras, que surge, dissipando as noites profundas do ignorantismo e illuminando, com seus rutilos clarões, o horizonte.”


Participam da edição: redator-chefe, o prof. Leonidio Rocha (sob o pseudônimo de Pizarro Lima); redator-gerente, Augusto Azevedo (sob o pseudônimo de Giz de Val); redator-secretário Manoel Alves Dias (sob o pseudônimo de Emme Jour). Dentre os colaboradores podemos destacar: Arthur de Salles (1879-1952), Roberto Cruz, Affonso Celso Junior (1860-1938), Leopoldo Machado (1891-1957), Arthur Sousa, Assis Tavares, Maria Leite de Carvalho, Augusto de Azevedo, Aloysio A. Reis, Raul Rock, Sabino de Campos, Julio Salusse (1872-1948), dentre outros.

Parceiros