BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Bella fluminense: jornal variado

por Maria Ione Caser da Costa

Bella fluminense: jornal variado foi um periódico editado no Rio de Janeiro, em meados do século XIX. Na Biblioteca Nacional pode ser encontrado apenas o exemplar de número 7, publicado a 10 de julho de 1864, pela Typographia Popular de Azeredo Leite, que funcionava no número 9 da rua Nova do Ouvidor, atual travessa do Ouvidor. O escritório da redação funcionava à travessa da Pedreira da Conceição, número 8, atual rua Julia Lopes de Almeida, no centro do Rio. Este título é um exemplo dos obstáculos para a conservação da memória do periódico nacional: não foram encontrados outros exemplares dele, em pesquisas realizadas em acervos de outras instituições.


Com base nos dados oferecidos por este único exemplar, é possível saber que o periódico era de circulação semanal, publicado às quintas-feiras, e de propriedade de Miguel Angelo Pires. Proprietário que proclama no editorial, a alegria e luminosidade acontecidas por seu lançamento, assinado como A Redação:


Um raio divino, brilhou no horizonte, e as chamas expargidas desse raio, illuminou nossas idéias. Ufanos por tal motivo, apresentamos hoje ao respeitável publico,  com especialidade os nossos estimadíssimos assignantes, a nossa predilecta – BELLA FLUMINENSE -; mais garboza do que quando appareceu pela primeira vez. Sim; Ella apparece com a fronte risonha e tambem altiva, a tomar parte em tudo que for necessario.  Firme em nossas convicções, prometemos não desamparar tão cedo o campo de batalha.


Não obstante, o leitor encontrará como sempre nas columnas do nosso jornal, toda espécie de variedades, para recreio e deleite nas horas de seu descanso.


Bella fluminense era montada em duas colunas, separadas por um fio simples. Um traço pequeno era utilizado para evidenciar e separar os artigos, poemas e notas publicadas. Não trazia ilustrações.


Era uma prática comum nos periódicos de então, que os editores ou tipógrafos, ofertarem seus periódicos aos seus pares. E quem recebia, geralmente acusava o recebimento em suas páginas, fazendo, então, a propaganda do mesmo. Uma destas situações pode ser lida no número 188 da Semana illustrada de 17 de julho de 1864.


Em ¼ de página interna, aparece o “Bella Fluminense que promete não desamparar tão cedo o campo de batalha litteraria. Fazemos votos para que consiga o seu fim”. Comentário editado em letras de corpo maior que o utilizado no restante da publicação e ilustrado com a figura de uma bela mulher.


Outra nota encontrada nas páginas do periódico, com o título Reconhecimento e assinado por seu proprietário, temos:


O verdadeiro reconhecimento que possuo em minha alma, é a gratidão: por cujo motivo agradeço, aos Illmºs Srs.: J. José Fontes, dono da typographia Economica, á rua dos Latoeiros, e A. L. dos Santos, administrador da mesma, pelo muito que capricharam outr’ora quando ahi publicava-se este meu pequeno jornal: cuja suspensão do mesmo, foi motivada por força maior a isso me ter obrigado.


Continuando de novo na publicação do referido, agradeço a todos os senhores que me coadjuvaram para o seu reaparecimento: e igualmente, o Illm,º Sr. F. T. Azeredo Leite, dono da typographia popular, e os dignos empregados da mesma.


Bella fluminense apresenta como nominata dos seus colaboradores: José Maria da Fonseca Machado, J. P. P., José P. Paiva, M.A.P., M. Angelo Pires, Miguel Angelo Pires e Sirpe. Como pode ser observado, alguns colaboradores utilizavam, além do nome próprio o uso das iniciais de seu nome.

Parceiros