BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Terra de sol: revista de arte e pensamento

por Maria Ione Caser da Costa

Em Janeiro de 1924 surge no Rio de Janeiro Terra de sol: revista de arte e pensamento. Foi editada pelo jovem paranaense Tasso da Silveira (1895-1968) em parceria com o jornalista e escritor português Álvaro Pinto (1889-1957). Desempenhavam a função de diretores.


O periódico foi publicado pela editora Anuário do Brasil, pertencente a Álvaro Pinto. Foram editados dezesseis números que se apresentaram em treze fascículos. Os três últimos receberam dupla numeração.


Fernando Correia Dias de Araujo (1892-1935), artista plástico português foi ilustrador e capista.  A Biblioteca Nacional possui apenas os exemplares números 2, 3 e 4, de fevereiro, março e abril de 1924 respectivamente. Ainda não foram digitalizados e podem ser consultados na Coordenadoria de Publicações Seriadas.


A consulta aos exemplares da revista mostra um movimento que aponta para uma tomada de consciência da importância da literatura nacional e o foco em temas nacionalistas ou o esforço depreendido na reforma ortográfica. Aconteciam discussões e movimentos que visavam alcançar uniformidade da grafia utilizada no Brasil e em Portugal. Em 1911 foi oficializada a primeira reforma ortográfica simplificada [1]. Nos anos que se seguiram aconteceria um esforço para a uniformidade.


Publicou  também textos literários, reproduções de pinturas e esculturas, trechos de livros, críticas literárias, contos, crônicas, efemérides e também assuntos de um modo geral, como política, história, sociologia, etc. Observa-se também a defesa de um intercâmbio cultural com países latino-americanos - como acontecido em outras revistas dirigidas por Tasso da Silveira,  - com países latino-americanos.


O estreitamento de amizade com a nação portuguesa  e com os seus intelectuais é outro assunto que ocupa as páginas da revista. Como exemplo, os textos do escritor português Carlos Selvagem (1890-1973), “páginas portuguesas” trazia assuntos relacionados a Portugal.


Antes de publicar Terra de sol, Tasso havia publicado, em agosto de 1919, em parceira com Andrade Muricy (1895-1984), America Latina: revista de arte e pensamento, que circulou até fevereiro de 1920. Em agosto de 1922,  desta vez em  companhia do intelectual Rocha de Andrade, publicam Arvore nova, que teve apenas quatro exemplares. Posteriormente retornando a parceria com Andrade Muricy, lança a revista Festa: mensário de pensamento e arte, que permaneceu circulando bem mais tempo que as outras.


Terra de sol apresenta sempre a mesma capa e mantém as mesmas medidas, 25 x 18cm,. A capa, autoria do desenhista e caricaturista português Fernando Correia Dias de Araujo, em papel cartão, num tom amarelecido. Ocupando metade superior e parte da inferior da página o desenho de uma frondosa árvore com montanhas à distância, de fundo amarelo. Grafado ao centro, o título da revista, emoldurado por um retângulo com motivos de arte marajoara.


As vinhetas publicadas nas páginas da publicação também são de Correia Dias. O papel é de boa qualidade e a mancha gráfica se apresenta sempre em duas colunas.


O elevado número de páginas para cada exemplar, mereceu um comentário, na página 253 do segundo exemplar:


Publicação mensal, contendo cada numero de 120 a 160 paginas impressas em optimo papel. Collaboração de eminentes escriptores nacionaes e estrangeiros. Illustrações sobre desenhos e pinturas de consagrados artistas, algumas em bichromia e trichromia. Apparece de 20 a 25 de cada mês. Em cada numero uma novella completa, estudos de arte, philosophia e sciencia, poemas, crônicas literária e econômica, paginas esquecidas, inéditos preciosos, reproducções fac-similares de trabalhos de grandes vultos da literatura, etc.


Coerente com sua proposta de ser uma publicação articulada com a movimentação cultural, Terra de sol publica as manifestações de apoio que recebeu por ocasião de seu lançamento. Entre eles, o Jornal do Brasil de 26 de janeiro de 1924, sábado:


“Terra de sol” – Não será exagero dizer que o apparecimento da revista “Terra de sol” constitue, em meio da publicidade brasileira, um acontecimento. Em excellente formato, com illustrações cuidadas e numerosa collaboração de escriptores respeitados, “Terra de sol” se recommenda como uma das melhores revistas que no gênero tenham apparecido entre nós.


O primeiro numero dessa revista, que obedece à direcção dos Srs. Tasso da Silveira e Álvaro Pinto, contém, em mais de 130 paginas de texto, a seguinte matéria: ...[2]


Ronald de Carvalho, Tasso da Silveira (1895-1968), Alceu Amoroso, Alphonsus de Guimarães (1870-1921), Amadeu Amaral, Argeu Guimarães, Balthazar Pereira, Cecília Meireles, Carlos Magalhães de Azeredo, Emilio Moura, Humboldt, Lucilo Varejão, Mario Linhares (1889-1965), Murillo Araújo, Ranulpho Prata, Vicente Licinio Cardoso,  Farias Brito,  Agripa Vasconcelos (1896-1969), Oliveira Vianna  e Joaquim Nabuco foram alguns dos muitos colaboradores.



[1] Para este assunto consultar https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59770/62879 Acesso em 10 out 2017

 

[2] Conferir texto original através Hemeroteca Digital na página 14, oitava coluna do Jornal do Brasil do dia 26 de janeiro de 1924.

Parceiros