BNDigital

Periódicos Religiosos na Hemeroteca Digital Brasileira

< Voltar para Dossiês

A Imprensa Religiosa no Brasil

por Rodrigo Basile
Os impressos religiosos – sobretudo católicos – existem no Brasil desde o século XIX, mas foi na virada para o século seguinte que ganharam profusão. A faísca foi acesa como uma espécie de contrapartida à popularidade crescente dos ideais iluministas nos anos de 1800 em diante. O impulso derradeiro se deu a partir do Decreto nº 119-A, de 07/01/1890, que plantou a semente da laicidade do Estado Brasileiro, concretizada na primeira Constituição Republicana em 1891.



Notícia da publicação do Decreto nº 119-A, de 07/01/1890, que implementou o Estado Laico no Brasil. Periódico Jornal do Commercio (RJ). Edição 0329. 25/11/1890.



Notícia da publicação da primeira Constituição Republicana do Brasil em 1891. Periódico O Paiz (RJ). Edição 03227. 24/02/1891.

A imprensa – o maior meio de informação da época – passou a ser usada como uma poderosa ferramenta sacra para recatolizar o país, através de estratégias como a criação da Liga da Boa Imprensa ou da Cruzada da Boa Imprensa, cujos objetivos foram o de organizar e produzir periódicos católicos. Nesse contexto a imprensa passou a ser operada pelas ordens religiosas praticamente em pé de igualdade com o exercício do sacramento. Foi adotada, portanto, como um poderoso recurso didático para guiar os rumos da nação através de uma educação eclesiástica, vista como tão ou mais importante que a educação política.



Editorial do jornal A Ordem destacando o papel da "Boa Imprensa". Periódico A Ordem (RN). Edição 051. 14/09/1935.



Editorial do jornal A Ordem mostrando sua visão do papel da imprensa na educação. Periódico A Ordem (RN). Edição 01. 14/07/1935.

Em áreas de atuação setorizadas – regionalizadas – procurou espelhar as muitas realidades brasileiras e estimular os leitores através da identificação com elas. Esses periódicos regionais também tinham como proposta espelhar características da cultura local os quais estavam inseridos, como pode ser observado naqueles editados por imigrantes, cujos objetivos extrapolavam a informação e o entretenimento e iam desde o espraiamento de suas religiões (como por exemplo as publicações luteranas dos imigrantes alemães), até a difusão de suas línguas maternas (como foi o caso de vários jornais redigidos por italianos).



Manchete destacando o papel dos periódicos religiosos na vida cotidiana das cidades. Periódico A Ordem (RN). Edição 0242. 19/05/1936.

O esforço de espraiamento de seus dogmas fez a Igreja Católica buscar se inserir também em jornais não-religiosos, mas cujas pautas comungavam com seus ideais. Os representantes da fé, como intelectuais e clérigos, dirigiam suas ideias às mais diversas atividades cotidianas, consolidando assim, em diferentes vertentes, a sua missão de intervir nos hábitos e rotinas das famílias brasileiras, guiando suas ações e pensamentos. Nesse sentido, a cartilha religiosa dividiu espaço com curiosidades diversas, receitas, informes, humor e até indicações eleitorais, sem, claro, perder de vista sua meta: desenhar uma conduta social norteada pela religião. Isso foi uma forma de manter esses periódicos como atrativos ao público.



Jornal A Ordem destacando as diferentes frentes de atuação da imprensa religiosa. Periódico A Ordem (RN). Edição 01. 14/07/1935.

Parceiros